O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O novo consumidor de energia



A IBM anunciou os resultados da pesquisa sobre o uso da energia elétrica. Denominado, “Iluminando o Caminho: entendendo o consumo de energia”, o estudo revela que consumidores do mundo inteiro querem compreender mais o gerenciamento de energia. O relatório indica alterações nas necessidades dos clientes, porém, no longo prazo, poderão surgir mudanças ainda mais radicais à medida que a ‘Geração do Milênio’ entra em sua fase de maturidade e se torna a base de clientes do setor elétrico. “Observamos que o consumidor de energia está buscando novas formas de obter informações para tomar decisões mais proativas e eficientes sobre o uso de energia”, explica Elton Tiepolo, executivo da área de Utilities da IBM Brasil.

 

Os entrevistados com idade entre 18 e 34 anos foram os mais ávidos pelos tipos de autoatendimento e gerenciamento automático de energia que os medidores e as redes inteligentes oferecerão. O grupo dessa faixa etária – em especial os menores de 25 anos – é o que mais deseja pagar um encargo adicional por esses novos serviços.

 

Receber mensagem em um dispositivo móvel quando falta energia em casa também despertou interesse desses jovens: cerca de 30% estão mais dispostos do que outras faixas etárias a pagar por este serviço. O fato de mais da metade deste grupo estar disposta a pagar esses encargos é significativo porque eles geralmente possuem rendas mais baixas.

 

Mais de 90% dos entrevistados indicaram que gostariam de um medidor inteligente e de ferramentas para gerenciar seu uso de energia. Além disso, mais de 40% dos consumidores estão procurando ativamente novas formas de interagir com as distribuidoras de energia elétrica e até 70% estão dispostos a experimentar novos programas e serviços. Os resultados indicam que, para obterem sucesso, os fornecedores precisarão aproveitar a abertura dos consumidores à mudança e propor novas formas de interações com este público, por meio de uma rede mais dinâmica e rica de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima