O termo sustentabilidade vem ganhando destaque nas empresas desde a última década. Além da preservação do meio ambiente, as ações agregam valor à imagem da marca. Pesquisa realizada em 2010 pelo Akatu, juntamente ao Instituto Ethos, sobre recepção do consumidor revela que 70% prefere comprar de empresas que promovem ações de sustentabilidade e 45% das pessoas entrevistadas valorizam marcas com ações sócio ambientais.
Com maior consciência, o consumidor está valorizando as iniciativas que tenham impactos positivos não somente em sua vida, mas no contexto social como um todo. “A sociedade tem hoje maior grau de consciência sobre seu papel e o papel das empresas, com isso tem exercido cada vez mais seu poder crítico em questões que envolvem sustentabilidade”, afirma Denise Hills, superintendente de sustentabilidade do Itaú Unibanco.
Para Rodrigo Belluco, diretor executivo da cadeia de suprimentos da Xerox, a consciência dos consumidores em relação ao meio ambiente tornou a questão da sustentabilidade dos produtos e serviços fundamental para o sucesso de uma empresa. “Os consumidores simplesmente não toleram mais produtos que agridam o meio ambiente e colocam em risco o futuro do planeta”, afirma.
Na Telefônica/Vivo, o conceito é um dos valores de atuação. Para isso, a empresa busca identificar nos produtos e processos, riscos que possam ter relação com o meio ambiente. “Nós temos o entendimento que, com isso, nos aproximamos do cliente”, explica a gerente. A opinião é compartilhada por Luiz Ceolato, consultor de meio ambiente, saúde e segurança da Motorola Mobility Brasil. “O principal ganho desse tipo de iniciativa é relacionado à imagem da empresa com os clientes”, completa.
Confira como as empresas estão tratando o tema sustentabilidade:
Em se tratando de sustentabilidade, Tim aposta em um trabalho contínuo
Nokia reconhece a importância das ações socioambientais nos negócios
Consumidores mais conscientes exigem nova postura das empresas
Iniciativas socioambientais passam a ser mais valorizadas
AES Eletropaulo mantém plataforma para iniciativas sociais e ambientais
Gerente da Telefônica/Vivo fala sobre a importância do tema na atualidade
Política de sustentabilidade agrega valor à imagem da marcas