O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O novo líder


Autor: Marcelo Gonçalves

 

Carisma e inteligência são qualidades frequentemente associadas ao perfil de grandes líderes. Segundo o senso comum, quem não dispõe desses atributos tende a se sair mal nos cargos de comando.

 

Nos últimos anos, porém, os gestores de pessoas e responsáveis pelos processos de recrutamento passaram a elencar outras qualidades tão desejáveis quanto estas nos profissionais que contratam para ocupar cargos de gerência e até de direção.

 

Mais do que “senso de autoridade”, o mercado de hoje valoriza o profissional flexível, que se adapta às características do grupo e, dessa forma, evita choques desnecessários. Em vez de se impor o tempo todo, ele conquista o apreço dos colegas, desperta o desejo de cooperação e fortalece a unidade da equipe.

 

Também está claro que não adianta o líder ter um altíssimo quociente de inteligência e não ser capaz de interagir com o restante do time. Mais do que uma mente brilhante, ele precisa ter a chamada “inteligência emocional”, imprescindível para a construção de bons relacionamentos.

 

Diante dessa nova abordagem, deixa de fazer sentido o delineamento de um único “perfil de liderança” – o que se busca, na realidade, é a pessoa certa para estar à frente de cada grupo, com suas peculiaridades e natureza específica. Mas, se não é um conjunto de características específicas, o que, afinal, torna uma pessoa talhada para a liderança?

 

Estudos conduzidos pelo professor Glenn Rowe, da Faculty of Business Administration da Memorial University of Newfoundland (Canadá), indicam que líderes eficazes são indivíduos que, por um lado, personificam as características do grupo, e, por outro, têm qualidades que os diferenciam positivamente de seus pares. Em outras palavras, é importante que um líder tenha afinidades que lhe permitam criar uma espécie de sinergia com a equipe, pois essa empatia profunda se traduzirá em cumplicidade, companheirismo e, consequentemente, em trabalhos executados com mais entusiasmo e eficiência. Por outro lado, o líder eficaz deve ter talentos que o façam merecer sua posição de destaque – e estes devem ser muito bem evidenciados, para que não passem despercebidos por aqueles que estão sob seu comando.

 

Marcelo Gonçalves é sócio-diretor da BDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O novo líder


Com o objetivo de fomentar a discussão em torno dos temas liderança e marketing, a Modus Educação Corporativa promoverá o encontro “Brasil: Visão do Futuro 2 – A nova consciência de liderança e marketing” que acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo. Na ocasião estarão reunidos alguns dos principais consultores nesse assunto, do país, além do autor do livro “O Monge e o Executivo”, James Hunter, pela primeira vez no Brasil.

O encontro tem o objetivo de ser um verdadeiro divisor de águas entre os conceitos sobre os temas discutidos e a nova consciência apresentada e que será absorvida pelos participantes. Segundo Wilson Mileris, um dos palestrantes, essa é uma grande oportunidade para debater novos conceitos em relação a temas atuais como liderança e marketing. “Reunir tantos profissionais em um mesmo espaço, é uma oportunidade única, uma verdadeira imersão de informação”, comenta o Mileris.

Dividido em dois dias, o evento contará com 7 profissionais que abordarão os seguintes temas:

James Hunter – Como se tornar um líder servidor: “O monge e o executivo”;

Wilson Mileris – Conseguindo o melhor resultado da sua equipe através do sucesso sustentado;

Alfredo Rocha – O líder brasileiro e seus novos desafios;

Luiz Marins – Os desafios de Marketing e Vendas e como enfrentar a concorrência num mundo globalizado;

Mario Sérgio Cortella – Da oportunidade ao êxito: cenários turbulentos e mudanças velozes;

Marco Aurélio Vianna – O líder maestro, um verdadeiro mestre de pessoas;

Suzy Fleury – Compreender o que é competência emocional e como as emoções refletem nos resultados.

Além desses, o seminário terá a participação especial de Luiz Arnaldo Pipino que falará sobre “O Marketing Social como ferramenta de fortalecimento da marca”. O executivo é médico, presidente da Casa Hope e atua em obras sociais há mais de 10 anos.

Serviço
Data: 19 e 20 de agosto
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600 – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3171-1900
Inscrições no site www.modusedcuc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima