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O perfil do novo consumidor



O perfil do consumidor mudou. O comportamento, idem. Além dessa transformação que parece mera semântica, o Brasil vê hoje uma nova classe social consumindo mais e o mesmo acontece com uma região do País, para quem pesquisa mais a fundo. As novidades aparecem com a classe C e D e a região Nordeste. Dados de O Observador 2011 comprovam que enquanto a população geral cresceu 5,35%, a classe C cresceu 62,12%. E tem mais. Muito mais, para confirmar a tese e alertar estrategistas empresariais.

 

Em alerta, as empresas identificam as mudanças no comportamento do consumidor. Para a maioria ficou mais difícil fidelizar o cliente, pois o mercado oferece vasto leque de produtos e o consumidor pode escolher qual se adéqua melhor a sua necessidade. A consequência percebida é a necessidade de personalização cada vez maior em produtos e serviços para quem quer agradar e conquistar o consumidor.

 

Uma outra mudança tácita é o acesso a informação, que concede ao cliente maior poder de decisão na compra. Atualmente, o consumidor não quer comprar quantidade, mas sim qualidade e por isso não se preocupa com o melhor preço, mas com a durabilidade da aquisição.

 

Com um trabalho jornalístico aprofundado, a revista ClienteSA conseguiu mapear as mudanças que o mercado sofre, entrevistando executivos de companhias de diversos setores, áreas e atividades que apontam as transformações. O Especial, com muito mais detalhes, você pode conferir nas sugestões de leitura abaixo.

 

Tam amplia estratégias antigas
Companhia aérea mostra suas táticas para se adequar ao novo público em ascensão

 

Nestlé regionaliza atendimento
Respeitar as características culturais do consumidor favorece fixação da marca

 


Consumidor quer produtos que atendam especificamente a sua necessidade

 


Eles estão mais exigentes, informados e o mercado oferece vasto leque de produtos

 


Novo público em ascensão exige campanhas direcionadas para conquistá-lo

 


Com a expansão do consumo, empresas devem oferecer cada vez mais produtos adaptáveis

 


Para lidar com a diversificação de públicos é bom atentar aos anseios do cliente

 


Mudança no comportamento do consumidor exige cada vez mais produtos personalizados

 


Novo público exige mudanças no setor de cartão de crédito

 


Com a ascensão das novas classes, operadora percebe a necessidade de monitorar as preferências

 


Sony aposta no atendimento e no suporte técnico para que o cliente não se decepcione com a compra

 

Confira também números sobre o novo consumidor:


Estudo aponta que 72,4% da população possuem algum tipo de cartão

 


Estudo da Gfk avalia influência das marcas na opinião dos usuários das mídias sociais

 


Setembro é o segundo mês consecutivo que o consumidor apresenta sinais de pessimismo

 


Pesquisa aponta que 66% de habitantes de SP usam a tecnologia

 


Pesquisa aponta que em 2010, 50% das consumidoras do comércio eletrônico são mulheres

 


Pesquisa da Tetra Pak aponta que 70% estão preocupados com meio ambiente

 


Estrangeiros e a ascensão da classe social são principais motivos do aumento da atividade no País

 


Problemas não resolvidos é a principal causa e Itaú foi classificado como primeiro em satisfação

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