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O poder da ação

Autor: José Pio Martins
Fui convidado para participar de uma mesa-redonda sobre empreendedorismo. Faziam parte da sessão alguns homens de sucesso, que foram chamados para narrar suas histórias e as práticas que os tornaram bons empreendedores. Eu fui convidado mais por meus conhecimentos de economia e administração do que por outra razão.
Entre os empreendedores, nenhum demonstrava elevada cultura nem conhecimentos intelectuais expressivos. A princípio, dá para afirmar que não é preciso ser o primeiro da classe nem ter elevados conhecimentos teóricos para ser bom empreendedor. Entretanto, há certas capacidades que me parecem importantes para o êxito no mundo do empreendedorismo, das quais destaco quatro: as capacidades de ver, observar, entender e agir.
Sherlock Holmes, o grande detetive imortalizado pelo médico e filósofo Conan Doyle, tinha algo a dizer a respeito. “O mundo está cheio de coisas óbvias que jamais serão observadas”, dizia ele, referindo-se às pessoas que olham, mas não observam. O bom empreendedor precisa desenvolver a arte de observar. Sherlock acrescentava: “Meu método se baseia na observação e compreensão de detalhes triviais que escapam aos olhos do leigo”; essa era uma das justificativas para o sucesso de seu método dedutivo.
Aristóteles Onássis, meio atrasado na escola, tornou-se um dos homens mais ricos do mundo. Quando a segunda guerra estava matando e destruindo, ele passou a comprar navios velhos, a prazo, e vagarosamente começou a reformá-los. Perguntado por que fazia isso em meio a tanta tragédia, ele redarguiu: “Um dia, acabará a guerra ou acabará o mundo. Se o mundo acabar, morrerão devedores e credores. Se a guerra acabar, meus navios serão necessários; e aí, eu ficarei rico”.
Um jornalista entrevistava Onassis em seu iate e perguntou-lhe qual o segredo de seu sucesso. Ele olhou para o mar e disse: “Você está vendo aquele barquinho?”. O jornalista contemplou o horizonte e, após minutos, respondeu: “Sim, agora estou vendo”. Onassis responde: “Pois é, eu vi antes”. Ali estava o homem considerado medíocre pelos professores. Ele não tinha inteligência acadêmica. Mas era um visionário. Ou seja, ele via, obervava, entendia. Mas sua maior capacidade estava na ação. Esse é o ponto principal a capacidade de agir.
Naquela reunião, propus que examinássemos a função dos quatro verbos (ver, observar, entender, agir) na trajetória de cada um dos empreendedores. Provoquei-os para que contassem o que fizeram em relação a esses verbos, e como eles – os verbos – tinham sido importantes em seu sucesso. Ao fim, a conclusão foi que a marca maior dos empreendedores é a capacidade de agir.
Pode-se transferir a conclusão para o sucesso de qualquer profissional. O grande Goethe dizia que “a ação é tudo, a glória é nada”. O empreendedor, assim como qualquer profissional de sucesso, é aquele que é capaz de agir e, mesmo diante da glória ou do infortúnio, não deixar de seguir agindo. Quando Jesus quis curar Lázaro, a ordem foi: “Levanta-te e anda!”. O empreendedor é aquele que, mesmo diante dos percalços, tem a capacidade de levantar e andar. No futuro, estudos  provarão o quanto a televisão, o computador e a internet estão prejudicando os jovens, que perdem horas demais parados e hipnotizados por essas engenhocas eletrônicas. Eles não saem, não botam o pé na estrada, não conhecem pessoas. Ou seja, não agem o suficiente para o êxito; não levantam e não andam. Assim, é difícil ter sucesso.
Há tempo, li em um disco de Maria Bethânia, a seguinte inscrição: “Jamais alcançará os astros quem vive de rastros, quem é poeira do chão”. É verdade pura.
José Pio Martins é reitor da Universidade Positivo.

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O poder da ação

Muitas pessoas se olham no espelho e não gostam do que veem, fazem um exame da vida profissional e a conclusão é de que não estão no lugar em que gostariam. Esse tipo de pensamento pode até ser comum, porque acontece com várias pessoas, mas não significa que seja normal. No livro “O Poder da Ação”, o master trainer internacional em coaching e presidente da Febracis, Paulo Viera, mostra como quebrar um ciclo de insatisfação e iniciar uma nova etapa da vida.
Para isso, o autor apresenta o método C.I.S, responsável por impactar mais de 250 mil pessoas ao longo de sua carreira e que pode ser responsável por algo que as pessoas tanto procuram: o sucesso, tanto profissional, quanto pessoal. No decorrer das páginas o autor entrega um manual para o leitor assumir um compromisso com sua mudança de vida, aproveitando todas as dicas e desafios propostos, incentivando quem está lendo a fazer uma auto avaliação e apontando os caminhos de mudança.
A obra apresenta uma investigação científica, resultado da dedicação de Vieira ao longo do seu doutorado em coaching realizado na Florida Christian University (FCU). Boa parte das pesquisas deste material foi pensada na FCU, onde Paulo defendeu sua tese de Doctor of Philosophy in Coaching (PhD). Neste livro, o autor socializa conquistas e aprendizados obtidos não só durante os anos de doutorado como também ao longo de toda a sua trajetória como master trainer coach e como criador da metodologia do Coaching Integral Sistêmico. Paulo ainda conta com a experiência adquirida ao longo de mais de 10 mil horas em sessões individuais de coaching.
Além de trazer exercícios que ensinam o leitor a eliminar pensamentos negativos, a publicação traz perguntas de auto reflexão e ensina ao leitor como mudar a sua existência, como agir certo e massivamente, como a felicidade pode ser conquistada tendo foco, além de exaltar a importância do poder da comunicação em atos, palavras e pensamentos e mostrar ao leitor que, na mente humana, é possível ter controle sobre o que e como vai acontecer.
Ficha Técnico
Título: O Poder da Ação
Subtítulo: Faça sua vida ideal sair do papel
Autor: Paulo Vieira                                           
Editora: Gente 
Preço sugerido: R$ 29,90

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