Autora: Ana Tex
Moda, beleza e demais serviços femininos ganham a cada dia maior destaque nas redes sociais. Isso não é em vão! Os números provam todos os anos que o consumo por meio das novas mídias é uma tendência de mercado eficiente, mas há um segmento específico que vem ganhado força de maneira expressiva: o feminino.
Uma pesquisa divulgada, em 2016, pelo SPC Brasil revelou que as mulheres se deixam influenciar pelas mídias e redes sociais na hora das compras. De acordo com o levantamento, 65% delas afirmam que já mudaram seus hábitos de consumo em razão das redes sociais. Ou seja, posts, dicas de influenciadores e comentários de consumidores passaram a ser fator impulsionador de compra.
Em entrevista à Rádio EBC, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, disse o seguinte: “Dá para usar as redes sociais de uma forma boa também, quando se tem a opinião de outras consumidoras sobre a qualidade dos produtos, se aquela roupa fica bonita no corpo, se o preço é melhor ou pior, e comprar de forma melhor”. E eu concordo com ela. Com a internet, a experiência do cliente ganhou uma dimensão gigantesca. O que pode ser muito bom quando uma marca/empresa se ela apostar em produtos e serviços de qualidade nas redes sociais. Acredito que esse é um dos fatores chave de sucesso nas vendas online através das novas mídias. Qualidade, excelência, rapidez e praticidade, tudo isso atrelado às estratégias de marketing digital para alcançar seu público alvo.
Nessa minha jornada do marketing digital, já me deparei com alguns exemplos de sucesso. Vou lhe contar sobre um deles. Cris Iglesias é uma empresária e estilista. Começou seu negócio com uma loja pelo Instagram. Ninguém poderia imaginar que noivas comprariam o tão sonhado vestido pelo smartphone. Apesar de parecer algo improvável, Cris apostou na rede de compartilhamento de fotos que mais cresce no mundo. Em 2016, o Instagram conquistou 700 milhões de usuários. Entre esses números, o Brasil se destaca em segundo lugar com 35 milhões de contas cadastradas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E essa quantidade só aumenta, com uma média de um milhão de novos usuários a cada mês.
Foi de olho nesse potencial de alcance e influência, que a empresária Cris Iglesias, do Atelier que leva seu nome, entrou no Instagram em 2013 para divulgar os vestidos de festa de sua loja. Mas foi no ano seguinte que viu sua empresa se destacar, depois de aprender técnicas para alavancar sua popularidade na rede.
Hoje em dia, a estilista tem fila de espera de atendimento e está contratando novas funcionárias para poder dar conta da demanda. Cris conta que tem contratos fechados para quase todo o ano de 2018.
Isso demonstra que os clientes sentem a necessidade de que a marca e os profissionais se comuniquem diretamente com eles, então você deve se comunicar com seu público de igual para igual e saber direcionar essa comunicação para as pessoas certas. E claro, ter uma boa reputação nesse mercado é o que vai garantir a sua sobrevivência.
Ana Tex é empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital, especialista em novas mídias. Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a audiência e o faturamento de empreendedores.