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O poder do geomarketing



Para acompanhar e solidificar as potencialidades do geomarketing, a SD&W, empresa desenvolvedora de soluções personalizadas de modelagem estatística e gerenciamento de informações, apresentou o estudo Gestão de Conhecimento de Mercado. Com base no geomarketing, a análise realizada pela companhia permite a verificação do poder de marketing demográfico para a realização de segmentações aos clientes e soluções específicas para diversos setores como financeiro, segurador, varejista, de telecomunicações, entre outros.

 

“A estimativa é que a procura desses segmentos por esse tipo de estudo cresça de 20% a 25% em 2009. Mas cada uma dessas áreas está em estágios diferentes de utilização do geomarketing”, afirma Sueli Daffre, diretora da SD&W. “O mercado imobiliário também já aposta na utilização desse tipo de estudo”, complementa.

 

De acordo com Sueli, na prática, o geomarketing proporciona mais do que mapeamento geográfico, mas principalmente o conhecimento do potencial de mercado e a localização do perfil dos consumidores e prospects em cada região. A ferramenta possibilita a organização e a manipulação de informações sobre público-alvo, clientes e estudos, a partir de um ponto de vista geográfico. A executiva informa ainda que, com esse processo, é possível identificar o consumo e o comportamento dos clientes com base no desenvolvimento de cada região do país. “Com essa ´radiografia´, também há a possibilidade de se estruturar e aperfeiçoar a força de vendas territorial”, analisa Sueli.

 

Dessa forma, o geomarketing também tem como característica a integração dos dados do consumidor versus a cadeia produtiva em que ele está inserido. “A ferramenta é capaz de reunir e agregar informações para gerar o conhecimento”, afirma Sueli. O uso do geomaketing analisa todos os pontos do ciclo de vida do cliente, desde o momento de sua captação, em que é feita uma descrição qualificada, sua manutenção e retenção, que possibilitam indicar ofertas corretas, além de desenvolver a venda cruzada de produtos e serviços.

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