O uso do cartão de crédito no e-commerce

0
2


Situado entre os 10 países com o maior número de internautas em todo o mundo, o Brasil vê o comércio eletrônico ganhar força e ultrapassar os R$ 13 bilhões em volume em 2006. Este movimento vem sendo alavancado pelo cartão de crédito, a moeda preferida na Internet. Nos últimos 12 meses, 47% dos compradores on-line – 4,3 milhões de pessoas – utilizaram o cartão de crédito na rede para pagar o equivalente a 85% de todas as transações.

Para este ano, estima-se que o volume de transações na rede com cartões de crédito deva aumentar 65%, em relação a 2005. Estes dados fazem parte do estudo “O Cartão de Crédito e o Comércio Eletrônico”, parte da pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizada mensalmente pela Credicard Itaú.

A utilização dos cartões de crédito nas compras on-line conquistou a preferência dos consumidores pela facilidade e segurança que representa, especialmente após vencida a resistência da primeira compra. “Pesquisas qualitativas realizadas pela Credicard Itaú indicam que 39% dos portadores de cartão acessam a Internet e que a utilização do cartão como meio de pagamento on-line torna-se freqüente depois da primeira utilização”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing e Vendas da Credicard Itaú.

A pesquisa mostra que o ticket médio das compras on-line é de R$ 287, ou seja, 219% superior ao valor médio de todas as compras com cartão (R$ 90). Em relação ao ano passado, porém, nota-se que o valor do ticket médio reduziu em 5%. Isto sinaliza uma mudança no comportamento dos consumidores on-line que, nos últimos 12 meses, realizaram um maior número de compras de menor valor com cartão de crédito.

O estudo realizado pela Credicard Itaú revela que uso de cartão de crédito no e-commerce tem impulsionado principalmente os setores de eletro-eletrônicos, viagens e turismo e ingressos de cinema e teatro. A participação do cartão como forma de pagamento desses produtos representa 37%, 25% e 10%, respectivamente, enquanto os demais meios de pagamento ficam com 27%, 5% e 4%. Os produtos mais comprados pela Internet ainda são os livros, CDs e DVDs, representando 50% tanto dos pagamentos com cartão, como com outros meios.