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O valor da pesquisa de mercado

Autora: Nadia Korosue
A pesquisa pode dar sua maior contribuição quando a análise é feita com objetividade, de maneira imparcial e trabalhando com informações pertinentes aos objetivos definidos. Dentro das grandes redes de negócios, a pesquisa de mercado tem sido um instrumento altamente valioso nas tomadas de decisões com menor risco, para solução de inúmeros problemas e para alavancar resultados.
Sempre que se colhe, registra, compila e analisa um fato, está se realizando uma pesquisa. Atualmente há diversas abordagens e métodos variados para realização de pesquisas disponíveis no mercado, bem como empresas conceituadas e especializadas para este tipo de trabalho.
Vale lembrar que, como o trabalho de pesquisa é geralmente baseado em amostra, há a possibilidade de erros. Por isso, se a metodologia de pesquisa for definida e realizada com atenção, com plena compreensão das possibilidades e limitações, pode se constituir em grande ajuda. 
Em redes de negócios, os principais objetivos de uma pesquisa são: avaliar o melhor canal de venda e distribuição; identificar e/ou validar o público-alvo; avaliar o tamanho e comportamento do mercado (consumidor, preço, produto e marca) e concorrência; diferenciar potencial de mercado; verificar a atuação de metodologias, estratégias e políticas; determinar a aceitação de novo produto pelos consumidores; avaliar impactos e eficiência de ações de marketing; avaliar pontos estratégicos de venda; investigar pontos de melhoria nos processos e no relacionamento com os empreendedores; determinar razões de insatisfação do cliente e avaliar melhorias; avaliar o desenvolvimento de mercado em outras regiões nacionais e internacionais; identificar novos indicadores de desempenho e novas oportunidades para o negócio.
Pode-se tomar como um ótimo exemplo de realização de pesquisa dentro do canal de franquias, a fase de expansão. Se não houver uma boa pesquisa para identificação de pontos negativos e atuar nas melhorias do negócio atual, definição do perfil e seleção correta do investidor para o tipo de negócio, assim como a determinação correta da região de instalação do empreendimento, este está fadado a ter um curto ciclo de vida e impactando inclusive no valor da marca.
Os executivos necessitam cada vez mais de informações relevantes, a fim de alavancar resultados e manter seus negócios sustentáveis. A pesquisa realizada continuamente é fundamental para sobrevivência diante de tanta concorrência, principalmente em mercados que se encontram já em um cenário de saturação. O executivo deve cada vez mais ser capaz de utilizar e avaliar a pesquisa com visão estratégica, a fim de tomar decisões inteligentes.
Como o mundo dos negócios está em constante transformação, é imprescindível gerar histórico das pesquisas realizadas e criar um centro de informações para analisar e alavancar resultados e base comparativa para futuras pesquisas.
Nadia Korosue é administradora de empresas, especialista em projetos e sócia da Goakira Consultoria

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