Os benefícios da tecnologia

0
13


A satisfação do cliente e o desejo de melhorar a competitividade são os motivos principais que levam as organizações empresariais e governamentais a investir em tecnologia na América Latina, de acordo com o estudo “NetImpact2005 – da Conectividade ao Crescimento”, patrocinado pela Cisco e realizado pelo instituto de pesquisas Momentum Research. O estudo envolveu entrevistas com mais de 1.200 executivos tomadores de decisão em empresas do México, Brasil, Costa Rica,Colômbia, Chile e Argentina, representantes de organizações de varejo, manufatura, finanças e setor público (órgãos de educação e saúde).

O estudo detectou que 52% das companhias investem em tecnologia para aumentar a satisfação dos clientes e 46% para melhorar a competitividade. Também na pesquisa, 70% reportaram que a tecnologia ajudou a incrementar a satisfação do cliente em um percentual médio de 32%; 45% conseguiram reduzir custos operacionais em um percentual médio de 15% e 32% conseguiram aumentar a receita em cerca de 11%. A análise atesta que a maioria das empresas pesquisadas acredita que a tecnologia teve um impacto positivo nas operações nos últimos 12 meses.

“Companhias de todos os portes na América Latina acreditam que investimentos em redes corporativas e conectividade estão trazendo benefícios significativos para suas operações”, disse Keith Goodwin, presidente da região Américas International da Cisco Systems. “Estamos entusiasmados com o estudo, que pela primeira vez mede o impacto desse tipo de investimentos na região e também faz uma comparação com o que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa”, completa.

Porém, o uso de banda larga em organizações latino-americanas e no setor público continua inadequada. Já que 62% dos entrevistados disseram utilizar velocidades de conexão entre 128 e 768 Kbps e apenas 15% contam com conexões E1 ou mais avançadas. Quase 40% das companhias norte-americanas disseram utilizar largura de banda de 1.544 mbps ou superior, num estudo semelhante realizado pela Cisco em 2003. “Uma das conclusões mais importantes é que a maioria das empresas e órgãos governamentais da América Latina utiliza conexão inadequada de banda larga. Esta é uma área em que precisam ser tomadas medidas corretivas urgentes”, pondera Keith.

A conclusão principal do NetImpact2005 é a de que as organizações usuárias de aplicações baseadas em redes corporativas têm infra-estruturas de TI mais sofisticadas. Com o alinhamento dos processos de negócios e dos investimentos em tecnologia, essas empresas conseguirão obter melhores resultados operacionais do que as organizações que não o fazem.