Os novos clientes

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A Apple foi a marca que teve maior destaque em pesquisa da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), realizada para identificar os hábitos de consumo e comportamento dos jovens da cidade mais rica do país. Durante dois meses, foram ouvidos 456 jovens entre 14 e 25 anos de classes A e B em São Paulo. A Apple foi relacionada a design, qualidade, tecnologia, modernidade e inovação pelos jovens.

 

Outro ponto relevante, segundo Valéria Luz, superintendente da ABMN, foi o jovem paulista eleger a Havaianas como a marca que simboliza o brasileiro, com 179 votos. Na pesquisa, Vale e Petrobras foram citadas com baixa relevância, apesar de serem marcas fortes e reconhecidas no país. Quando se fala em beleza, a Avon foi a mais lembrada e sua concorrente Natura apareceu como marca símbolo de Natureza. Outros destaques foram a C&A ser a marca que cabe no bolso e a Coca-cola ser reconhecida como marca tradicional e líder de mercado.

 

Além das marcas, o consumo de produtos de alguns segmentos foi analisado pela ABMN. As perguntas referentes a bebidas alcoólicas foram direcionadas apenas aos maiores de 18 anos e 43% dos entrevistados afirmaram beber cerveja regularmente. Uma das características que chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de boa parte dos jovens não ter uma marca preferida. Dos 196 entrevistados, 75 declararam consumir qualquer cerveja. “Essa constatação não foi apenas referente ao consumo de cervejas, já que em outro ponto da pesquisa também percebemos que as marcas não são critérios de escolha tão fortes dentro desse grupo. Isso abre as portas para muitas empresas explorarem certos nichos”, explica Valéria.

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