Os novos hábitos do consumidor de carros

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Apesar de não ser ainda um hábito, 67% dos brasileiros gostariam de comprar um veículo pela internet. Esta é uma das conclusões do estudo Cars Online, realizado pela Capgmini, com o objetivo de identificar os hábitos de um comprador de automóveis, levando em conta as tomadas de decisão na hora de pesquisar sobre um carro, na escolha da concessionária, na hora da compra e no pós-venda. A pesquisa também identificou a influência da internet neste processo de compra. 
Como canal de compra, a internet é a principal fonte de pesquisa, aponta o estudo. Identificou-se crescimento no uso de pesquisa de blogs, social media e fóruns como fonte de referencia. Ainda assim, muitos consumidores reclamam que faltam informações sobre preços nos sites, ou são diferentes quando vão conhecer o carro. O consumidor da web quer preço e informação detalhada dos produtos. 61% dos brasileiros desejam receber resposta por e-mail das concessionárias em até quatro horas. E os clientes querem aplicativos mobile promocionais sobre veículos.  
Cresce a preferência por carros menores, mundialmente. No Brasil 67% dos entrevistados afirmaram preferir um veículo pequeno devido ao alto preço da gasolina. Pelo mesmo motivo 69% dos indianos optam por carros deste porte. Enquanto 59% dos participantes dos Estados Unidos e 53% da Rússia preferem automóveis menores. 
O interesse do consumidor por veículos verdes continua a aumentar conforme os veículos elétricos assumem o palco principal, 44% dos consumidores (41% em 2009) disseram que atualmente possuem um veículo com combustível alternativo ou com combustível eficiente e 39 % planejam comprar um veículo verde (30% em 2009).
Já a lealdade do cliente vai ficando para trás, 61% dos consumidores disseram que provavelmente comprariam ou alugariam a mesma marca do seu veículo atual, menor do que os 65 % em 2010.