Otimismo em alta

0
2



A confiança está totalmente recuperada e em alta. É o que mostra o Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos, que em março atingiu 150 pontos na média de todas as regiões, contra 146 em fevereiro passado, e 121 pontos em março do ano passado (2009). “A classe C que vem se mostrando mais participativa é uma vertente que confirma as expectativas de termos um ano muito acima da média, eu diria excepcional. Eu vejo que todas as pesquisas relacionadas ao desemprego e à confiança do consumidor estão confirmando as projeções que estão sendo feitas”, comenta Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

 

A classe C continua com um “otimismo crescente” marcando 166 pontos em março (2010) com 151 pontos em janeiro e fevereiro. Seguida pela A/B, com 145, e pela D/E  com 125 pontos em queda desde o início do ano –  em fevereiro foram 132 pontos e 139 em  janeiro. Provavelmente as classes D/E foram prejudicadas pelo excesso de chuvas que pressionou o preço dos alimentos e causou catástrofes nas várzeas e encostas  das periferias das cidades.

 

A região sul passou a ser a mais otimista, com 200 pontos, provavelmente, por causa da safra recorde de grãos na região. Depois vem a região norte e centro oeste está com 167 pontos – que também deve se beneficiar da safra. A seguir: a região sudeste com 140 pontos e a região nordeste, a menos otimista, com 131 pontos, porém num patamar alto, já que há um ano (março de 2009) estava com apenas 102 pontos.

 

Em relação à confiança do consumidor no futuro da economia da sua região, 48% dos entrevistados acham que a economia vai ficar mais forte em março, contra 46% em fevereiro. Em março apenas 9% dos que acham que vai ficar mais fraca, contra  10% em fevereiro. Enquanto isso o consumidor acredita que a sua situação financeira pessoal tende a melhorar nos próximos seis meses, caiu ligeiramente de  63%  dos entrevistados em fevereiro, para 61% em março. Também caiu, ligeiramente, os que acreditam que ela vai piorar: com 7% em fevereiro, para 6% em março passado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInternet banking no iPad
Próximo artigoO futuro da telefonia IP