A FutureBrand, consultoria de branding, auxiliou a Oxiteno, empresa química brasileira, no desenvolvimento do novo posicionamento de marca. Essa é a primeira mudança na marca Oxiteno desde a criação, há mais de três décadas. O projeto durou mais de um ano, desde a fase inicial de avaliação quantitativa da marca, passando por um elevado número de entrevistas com funcionários, clientes e parceiros para entendimento da imagem da empresa, definição do posicionamento, desenvolvimento da nova identidade visual, planejamento da implementação, até o lançamento ao público interno e externo.
A preocupação da Oxiteno em realizar um trabalho cuidadoso, seguindo um processo ideal de definição e construção da nova marca, reflete uma das características da companhia: a de planejar cada passo estratégico com cautela e profissionalismo. “A Oxiteno acredita que seu nome é um importante ativo e por isso comunicou as mudanças antes e prioritariamente ao público interno, para que este compreenda todo o processo e multiplique os conceitos ao público externo”, esclarece Susan Betts, diretora de Estratégia da FutureBrand.
O novo posicionamento reflete a evolução ocorrida nos últimos anos na empresa, seja na ampliação da oferta de produtos ou no relacionamento mais próximo com o cliente. Com o desafio de explicitar e reforçar este progresso, a proposta da FutureBrand foi redesenhar a logomarca original ao invés de criar algo totalmente novo. “A Oxiteno necessitava mostrar a transformação nos últimos anos e a preocupação com o futuro. A logomarca anterior já não retratava fielmente a Oxiteno para o público, tanto internos quanto externos. A intenção não foi que a identidade visual perdesse as características originais e, sim, que ganhasse cores e formas mais atuais. Não é uma ruptura com o passado, mas uma evolução”, diz Susan.