Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Pagamento eletrônico

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



Mapeamento dos meios de pagamentos eletrônicos realizado pela Visa apontou que 82% das amostras de pessoas entrevistadas contam com algum serviço bancário e 64% delas possuem um cartão de débito. O estudo evidencia uma migração dos pagamentos realizados em cheques para cartões de débito, especialmente nos pagamentos das despesas do dia a dia. A utilização de cartões débito cresceu principalmente para pagamentos de ticket médio baixo. O material aponta que em 2008, 17% dos pagamentos em redes de fast food foram efetuados com cartões débito contra 1% registrado em 2002; no setor de entretenimento, 14% dos pagamentos também foram feitos com débito, ante menos que 1% em 2002.

 

O estudo da Visa aponta, ainda, o comportamento dos consumidores brasileiros ante os diferentes meios de pagamento. Nesse sentido, 70% dos entrevistados consideram o cartão de débito mais seguro que o dinheiro; 44% dizem que outra vantagem é não precisar carregar dinheiro na carteira, e 29% afirmam que têm maior controle dos gastos. Por outro lado, o produto também oferece benefícios aos comerciantes que têm a certeza do recebimento, não ficam com dinheiro em caixa, e é bem mais rápido que o preenchimento de cheques.

 

Fica evidente na pesquisa que, apesar desse aumento, ainda existe um grande potencial de crescimento dos pagamentos eletrônicos no País, principalmente no que se refere ao uso dos cartões de crédito e de débito. O dinheiro continua sendo a principal forma de pagamento (57%), seguido dos cartões de crédito (19%), cartões de débito (18%), cartões de marca privada (4%) e cheques e cartões pré-pagos (2%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima