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Passaporte para o futuro



A idéia do “Passaporte para a carreira” é simples e resume bem o conceito. Fornecido para o time operacional da DHL Exel Supply Chain no Brasil, assemelha-se mesmo a um passaporte de viagem, com foto e identificação do usuário. E, como todo passaporte que se preza, permite o acesso a algum lugar. Só que, nesse caso, não é uma ilha no Caribe ou um país da Europa. O documento, uma iniciativa exclusiva da DHL Exel, dá acesso ao mundo dos treinamentos. Dentro do passaporte estão descritos os pré-requisitos do cargo e os treinamentos que são necessários para exercer a função. A novidade faz parte do novo sistema para controle do treinamento implantado na DHL Exel.

 

O processo de gestão de educação corporativa, o desenvolvimento de toda a infra-estrutura, suporte, manipulação de cadastros, treinamentos internos, externos e a distância ficou a cargo da SER, empresa especializada em soluções de software e serviços para a gestão estratégica do capital humano. “O novo sistema possibilita o mapeamento das competências e será um dos requisitos na formalização do processo de promoção valendo-se de critérios objetivos. E ainda, por meio do histórico de cada colaborador, é possível identificar as pessoas que realmente querem e estão evoluindo”, explica Darcio Lopes, gerente sênior de treinamento e desenvolvimento da DHL Exel Supply Chain para o Cone Sul.

 

“A SER foi escolhida por ter um sistema que atende às nossas demandas de processo e geografia (América). E os módulos que utilizamos da Plataforma SER HCM são feitos com foco no processo de treinamento e desenvolvimento, por isso superam os módulos de outros sistemas integrados”, ressalta Lopes. Um dos módulos do novo sistema permite justamente visualizar o que as pessoas precisam saber para realizar determinada tarefa e, conseqüentemente, o estado de prontidão (readiness state) e o caminho a ser traçado para o acesso à determinada posição na empresa.

 

Foram mapeados todos esses pré-requisitos e feito todo o planejamento dos treinamentos necessários. “Nesse contexto, uma iniciativa como o passaporte garante não só a formalização e validação dos treinamentos obrigatórios e desejáveis, mas tem como foco estimular o orgulho do colaborador após passar por cada treinamento e processo de feedback. Ele terá uma visão bem melhor de sua carreira e plano de desenvolvimento, facilitando a retenção desses ótimos profissionais”, avalia Lopes. Como resultado dos processos, a empresa fica alinhada com todas as normas de qualidade exigidas pelos clientes e auditorias (a área de treinamento da empresa é auditada segundo a ISO).

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