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Perfil do consumidor brasileiro



A Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, em parceria com a Oficina de Valor Consultoria, lança soluções que detalham o perfil sócio-econômico do consumidor brasileiro. Desenvolvidas com metodologia exclusiva de análise, as ferramentas utilizam como fonte de dados informações demográficas, características socioeconômicas do local onde as pessoas residem, o ciclo de vida de cada indivíduo e o acesso ao consumo de bens e serviços.

 

De acordo com Cláudia Mendes, sócia-diretora da Oficina de Valor, as novas soluções para segmentação de mercado permitem que as empresas conheçam melhor os clientes e prospects, avaliem a aderência das estratégias estabelecidas ou a necessidade de diferentes abordagens e produtos para cada consumidor. “Com isso, campanhas mais eficientes de marketing, prospecção, concessão de crédito e cobrança serão realizadas e as organizações terão resultados mais lucrativos e maior vantagem competitiva”, complementa Analía Pinillos, gerente de produtos da Equifax.

 

Ao todo, cinco ferramentas foram elaboradas: Equifax Brasil Matrix, Equifax Cluster Personas, Equifax Classe Econômica, Equifax IDL (Índice de Desenvolvimento Local) e Equifax Renda Presumida. Na prática, todos os produtos permitem combinações para classificar diferentes perfis. Por exemplo, um jovem está classificado no Equifax Cluster Personas como “Jovem Trabalhador”; sua família, segundo o Equifax Brasil Matrix, pertence aos que são “Pressionados em Grandes Centros”; o Equifax IDL aponta que o desenvolvimento do local onde mora é 50, ou seja, mora em condições relativamente boas, se comparados com locais da periferia da cidade onde reside. O Equifax Renda Presumida estima que seu ganho mensal é de R$ 600,00; de acordo com o Equifax Classe Econômica ele e sua família pertencem à classe C1.

 

Segundo Cláudia Mendes Nogueira, de posse destas informações, a empresa que está analisando este jovem concluirá que ele pertence ao grupo das famílias formadas por trabalhadores que nos grandes centros são pressionados pelo consumo e pelo alto custo de vida. Constam como prioridade de seu orçamento individual, gastos com vestuário, telefone celular e transporte coletivo. Embora não tenha concluído o ensino médio, já tem carteira de trabalho assinada. O chefe de família conta com o jovem para pagar suas próprias despesas e ajudar no orçamento familiar. Muitos destes jovens trabalhadores – pressionados em grandes centros acabam saindo de casa e formando um novo núcleo familiar, por isso nas estatísticas seu papel familiar está menos para filho e mais para responsável por um domicílio.

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