Personalização é o que conquista

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A personalização do conteúdo impacta positivamente nas métricas de retenção e fidelização, segundo mais da metade dos entrevistados da recente pesquisa realizada pela Forrester Research a pedido da Salesforce ExactTarget Marketing Cloud. O estudo “Refresh Your Approach 1:1 Marketing”, ou em tradução literal, “Atualize sua Abordagem de Marketing 1:1”, mostra que os profissionais de marketing veem grande valor em personalização e em inteligência preditiva.
De todos os entrevistados, 86% afirmaram que usam a personalização com base na segmentação ampla e no agrupamento simples e 84% informaram que a estratégia tem grande impacto na retenção e fidelização dos seus consumidores. No entanto, desafios ainda são encontrados por 48% dos respondentes para personalizar cada interação com o cliente, para atender às expectativas do cliente hiperconectado (42%) e para analisar o fluxo constante de dados gerados por essas interações (42%). 
Para superar esses desafios, foram apontadas quatro principais ferramentas de análise preditiva onde os profissionais de marketing planejam aumentar seus investimentos: 58% em ferramentas internas de otimização; 52% em gerenciamento de interações em tempo real; 51% em algoritmos preditivos; 51% em vendas guiadas.
Segundo o estudo, a capacidade de oferecer atendimento personalizado e contextual, além de ofertas únicas, é essencial para reter e converter consumidores em clientes leais à marca. Vale lembrar também que a expectativa dos consumidores também é alta, já que hoje o acesso às informações é praticamente instantâneo e pode ser feito via diversos dispositivos. É o consumidor quem deve escolher em qual canal e horário vai interagir com as marcas.
“O futuro do marketing é a jornada do consumidor. Hoje, os consumidores hiperconectados exigem que as empresas criem experiências personalizadas e entreguem valor em cada ponto de contato se quiserem aumentar a fidelidade à marca e impulsionar as vendas.”, afirma Woodson Martin, CMO da ExactTarget Marketing Cloud. “Os profissionais de marketing precisam ser capazes de utilizar os dados para conduzir experiências 1:1 com seus clientes.”