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Perspectivas favoráveis



O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos de novembro atingiu 138 pontos na média de todas as regiões, contra 136 em outubro (2009), e 140 pontos em novembro de 2008. Por regiões, a norte e centro-oeste continuam as mais confiantes com 157 pontos em novembro, seguida pela sul com 152, a sudeste 145 e a nordeste com 109 (a menos confiante). Por classes sociais, a classe C continua liderando a mais otimista com 148 pontos. Seguida pelas classes D/E com 129 pontos e A/B, registram 128 pontos. “Mais uma vez os todos os indicadores levam à certeza de que teremos um final de ano muito bom, sobretudo, considerando o período pós-crise. Portanto, não há qualquer razão para que não sejamos otimistas”, Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

 

Em novembro de 2009 o número de consumidores que se sentem mais seguros no emprego continua liderando com 36% dos entrevistados, contra 29% que se dizem menos seguros, ou menos confiantes. Além disso, os entrevistados conhecem em média 3,9 pessoas que perderam o emprego, contra 3,7 no mês anterior, o que poderia ser interpretado como uma ligeira percepção por parte do consumidor de alta no desemprego. Por outro lado, quando esse consumidor é indagado sobre o futuro as chances de ele perder o emprego nos próximos meses são muito pequenas para 35% dos entrevistados, e muito grande para 18%, registrando ligeira melhora em relação aos 20% em outubro.

 

Já com relação a confiança do consumidor no futuro da economia da sua região em novembro, 46% acham que vai ficar mais forte, nos próximos seis meses, contra apenas 12% que vai ficar mais fraca. Enquanto isso o consumidor acredita que a sua situação financeira pessoal tende a melhorar nos próximos seis meses subindo um ponto, para 60%  dos entrevistados, enquanto apenas 9%  permanecem achando que pode ficar pior.

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