O canal para quem respira cliente.

Pesquisa indica comportamento móvel no Brasil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

A Opera Software anunciou os resultados de sua pesquisa anual do Opera Mini, navegador que conta com 223 milhões de usuários no mundo, revelando as principais tendências em navegação e uso da Internet no Brasil. Os resultados foram obtidos por  uma pesquisa opcional respondida por mais de 5 mil usuários do Opera Mini em todo o país.
Destaques da pesquisa:
 
Pela primeira vez, o número de brasileiros acessando a Internet através de seus dispositivos móveis ultrapassou o número acessando via PC
Aproximadamente 92% dos respondentes disseram que acessaram a Internet através dos seus dispositivos móveis, e 14% por meio do seu PC em casa. Em 2012, 64% disseram que acessaram a Internet através do PC de casa e 23% usando um dispositivo móvel.
 
Velocidade é a maior preocupação dos brasileiros com a Internet móvel
Esse resultado é consistente com o ano passado, quando 70% dos respondentes disseram que a velocidade é o principal motivo para sua opção de usar o Opera Mini para navegar na Rede. Em segundo lugar é facilidade de uso, com 44%, e redução dos custos de dados em terceiro, com 22% dos votos.
 
Java ainda é a plataforma mais popular no Brasil, seguida por Android
68% dos usuários do Opera Mini utilizam um dispositivo Java, seguido pelo Android com 14%.
 
A maioria dos brasileiros usa a Internet móvel todos os dias e pretende migrar para smartphones
84% responderam que acessam a Internet móvel sete dias por semana. Perguntados se planejavam trocar de dispositivo durante os próximos seis meses, 32% disseram que optariam por um smartphone.
 
Brasileiros ainda desconfiam do comércio móvel
Além de aplicativos e jogos, os brasileiros não usam seus dispositivos móveis para comprar produtos e serviços.  19% compraram aplicativos e jogos a partir dos seus dispositivos móveis durante os últimos seis meses, mas a maioria (72%) não realizaram nenhuma compra. Perguntados sobre qual tipo de anúncio e conteúdo móvel gostariam de ver, mais da metade (54%) responderam que estão interessados em aplicativos e toques, 28% estão interessados em produtos eletrônicos e 28% optaram por entretenimento.
 
“Nesse último ano, o Brasil avançou muito em direção à plataforma móvel, que se tornou o canal primário para acessar a Internet. Hoje, 84% dos usuários de Opera Mini acessam a Internet móvel todos os dias a partir dos seus celulares”, diz Sabrina Zaremba, Gerente Regional para a América Latina, da Opera Software. “Durante os próximos anos, o Brasil deve migrar rapidamente para smartphones e, com isso, consumir um volume de dados cada vez maior – seja aplicativos e jogos, vídeo ou música”.
 
O perfil dos entrevistados pela pesquisa Opera Mini era principalmente masculino (74%) e jovem (64% até 24 anos de idade). As mulheres estão adotando a navegação móvel rapidamente; com o número de respondentes femininos aumentando em 10% comparado ao ano passado. A maioria dos respondentes eram estudantes (44), seguidos por funcionários em período integral (32%) e funcionários em meio período.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima