Petrobras escolhe novo Ouvidor Geral

0
2
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a indicação de Mário Vinícius Claussen Spinelli para o cargo de Ouvidor Geral da companhia. Conforme divulgado em maio deste ano, a empresa iniciou um processo de reestruturação de sua Ouvidoria Geral, incluindo a seleção de um novo Ouvidor Geral e a adoção de um canal de denúncias independente, onde uma empresa externa será responsável por receber denúncias relativas à Companhia. 
A escolha de Spinelli foi feita com base em uma lista de profissionais pré-selecionados pela empresa Korn Ferry, especializada na seleção de executivos. Os nomes foram analisados pelo Comitê de Auditoria e pelo Comitê de Remuneração e Sucessão, que fizeram recomendação ao Conselho de Administração. O processo de seleção do novo Ouvidor Geral faz parte do conjunto de ações que a companhia está adotando com o objetivo de aprimorar e fortalecer sua governança. 
Engenheiro Civil, matemático, mestre em Administração Pública e doutorando em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Spinelli, servidor público da Controladoria Geral da União (CGU), vinha exercendo a função de controlador-geral do Estado de Minas Gerais. Atuou em diversas funções na CGU, inclusive como Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. Também foi Conselheiro do Coaf. Já foi controlador-geral do município de São Paulo, quando foi responsável pela reestruturação da Ouvidoria Geral do município. É professor universitário e desenvolveu, na FGV, duas pesquisas acadêmicas sobre o papel das ouvidorias.