Pfizer automatiza força de vendas



A Motorola, em parceria com a Prime Technologies, implementou projeto de automação de força de vendas para a Pfizer. O projeto que tem foco na produtividade do time de representantes inclui, entre outras ações, a renovação de todo o parque de handhelds utilizados pela equipe, além da modernização do sistema de transferência de dados para geração de relatórios sobre visitas diárias aos médicos.

 

Com uma rotina dinâmica e atuação em todo o território nacional, a equipe de promotores da Pfizer requer uma infra-estrutura tecnológica ágil e, ao mesmo tempo, flexível para que possa manter a base de dados atualizada. Todo o time utilizava um sistema de handhelds, nos quais eram registradas as informações referentes à rotina das visitas. No final do dia, o promotor transferia os dados armazenados no aparelho para um notebook, para que, finalmente, pudesse enviar os dados via Internet à companhia.

 

Para reduzir essa logística, os departamentos de vendas e TI optaram pelo desenvolvimento de um projeto que fosse capaz de simplificar o processo de transferência de dados e dispensar o notebook como equipamento intermediário. Contudo, a necessidade demonstrou que mais do que aumentar a amplitude tecnológica, era necessário promover uma mudança na área de efetividade. Desta forma, o projeto foi encorpado e passou a compreender um portal colaborativo, novo sistema de visitação, reorganização de territórios dos representantes, novos equipamentos, telefonia e GPRS.

 

Dois aspectos que desde o início do planejamento se mostraram fundamentais eram mobilidade e conectividade. Era necessário um dispositivo que permitisse coletar todas as informações e transferi-las imediatamente, via Internet, e ainda oferecer o máximo de resistência para o trabalho em campo. A solução apresentada pela Prime Technologies foi o computador móvel MC35, da Motorola. O aparelho é uma central de convergência de serviços, pois oferece conectividade via rede celular GPRS e EDGE, permitindo que o usuário armazene as informações e realize o procedimento de transferência de dados de qualquer lugar, desde que esteja em uma área de cobertura de rede.

 

No total, foram adquiridas 680 unidades do MC35 e distribuídas para a equipe de representantes promocionais de todo o Brasil. Antes da implementação do projeto, a Pfizer realizou uma série de workshops regionais – com o apoio da Prime Technologies e da Motorola – para apresentar o novo assistente digital, de maneira que o time de vendas pudesse ter o primeiro contato com o equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima