Prática zen no mercado



“O marketing hoje é você fazer o melhor que pode fazer, mas aquilo que só você pode fazer. Procurar quem precisa daquilo, encantar e fidelizar essa pessoa, que costumamos chamar de cliente.” A afirmação de Ronald Carvalho, consultor e presidente da ADVB/ES, e autor do livro “Marketing Zen”, abriu a tarde do segundo dia de Fórum As Grandes Sacadas do Top de Marketing. Convidado a palestrar sobre o tema de seu livro, o consultor apontou que a atenção, o auto-conhecimento, o desenvolvimento e o respeito são princípios fundamentais para todas as coisas e que devem guiar também o marketing e os profissionais da área.

 

Para Carvalho, originado na prática zen, o “caminho óctuplo” – atenção, compreensão, pensamento, fala, ação, comportamento, esforço, contemplação e análise corretos – deve nortear as ações de marketing. O consultor aproveitou o momento para apresentar alguns dos trechos do livro e explicou algumas das teorias filosóficas que o levaram a escrevê-lo. Concluindo a palestra, Carvalho deu sua dica, “o segredo do sucesso não é derrotar o concorrente, e sim conquistar o cliente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima