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Preço ainda faz a maior diferença

O preço continua sendo o fator mais importante na hora do consumidor escolher a loja em que vai comprar online, assim como no ano passado, de acordo com a sexta edição da pesquisa do Zoom, realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca. Mesmo que as previsões para o cenário macroeconômico sejam positivas, as incertezas políticas e econômicas deixam os consumidores brasileiros mais cautelosos com o orçamento e cientes da importância de pesquisar preços para economizar.
O segundo item mais citado pelo e-consumidor é a experiência de compra, fator que liderava o ranking nos primeiros anos da pesquisa. Por mais que o preço tenha ocupado o primeiro lugar em 2018 e 2019, o consumidor está cada vez mais exigente com a experiência oferecida pelos mercados. Um reflexo disso é que a avaliação das lojas, em sites como o Reclame Aqui, está ganhando cada vez mais relevância no processo de decisão. Em 2018, 30% dos respondentes afirmaram que pesquisavam sobre a reputação das lojas. Nessa edição, o item ocupa o terceiro lugar no ranking, com 32% dos votos.
Além disso, o quarto lugar do levantamento também reafirma a necessidade de uma boa experiência: a classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito boa, Boa, Razoável, Ruim, etc), foi votada por 31% dos entrevistados, seguindo a mesma média do ano passado.
Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o consumidor brasileiro está mais maduro e exige excelência em todos os serviços prestados. “Nos primeiros anos da pesquisa, questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo, e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força. Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações, antes de finalizar a compra.”

Quais critérios são mais importantes na hora de selecionar a loja que
vai comprar online?

 

Característica

2019

2018

2017

2016

2014

2013

Preços / pelo produto
mais barato

48%

49%

32%

37%

32%

19%

Priorizo as lojas que
já tive boa experiência

41%

41%

39%

39%

37%

31%

Classificação das
lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito Boa, Boa, Razoável, Ruim, etc)

31%

31%

21%

22%

18%

12%

Vejo se tem
reclamações em sites como Reclame Aqui

32%

30%

32%

33%

29%

27%

Priorizo as grandes
lojas

25%

24%

32%

37%

32%

24%

Melhor forma de
pagamento

25%

24%

13%

13%

14%

11%

Avaliação de outros
consumidores

21%

21%

29%

25%

21%

24%

Confiança na entrega

19%

20%

27%

27%

33%

28%

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