O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Prepare, inove e se diferencie

Mercado saturado, com mudanças constantes, clientes exigentes, momentos conturbados na economia e política do país. O momento não está fácil para as empresas e, em alguns aspectos, aparenta não mudar para outra direção. Pelo contrário, pode ficar cada vez mais difícil. O caminho é focar na inovação, sem ela os negócios ficam ultrapassados, perdem espaço para uma concorrência mais rápida e a atenção dos consumidores. “A inovação traz um diferencial extremamente importante nesse mundo altamente competitivo que todos nós convivemos”, explica Milton Luiz de Mello Santos, presidente da Desenvolve SP.
Para que a relação entre inovação e empresa seja positiva e traga bons frutos é preciso que a instituição tenha uma consciência e cultura internalizados, desde presidente e sócios, até os demais dirigentes e toda a equipe de trabalho. “Todos têm que estar com essa cultura de inovar nos processos, nos métodos, na produção. As empresas que desejam crescer têm que investir boa parte dos orçamentos em novos processos, pesquisas e desenvolvimentos, para que consigam estar permanentemente inovando e, dessa maneira, podendo se diferenciar com relação aos seus concorrentes”, adiciona Santos. 
Em seguida, é preciso expor tanto aos clientes quanto aos demais públicos envolvidos nos negócios (acionistas, investidores, colaboradores, fornecedores etc) de que a organização é focada em novidades e se preocupa com os novos caminhos que irá trilhar. “Porque a gente tem observados que focar na inovação e a melhor forma que as empresas globais têm encontrado para ter destaque no mercado”, diz o executivo. “Por isso que nós, da Desenvolve SP, temos dado uma importância muito grande a esse tema, a ponto de criarmos linhas de financiamento com características próprias para ajudar o empreendedor que deseja investir fortemente na inovação em seu negócio.” 
Mas, engana-se aquele que acredita que pensar na inovação é pensar em um futuro distante. Como ressalta Santos, o futuro já está aí, batendo na porta, então os preparativos para estar pronto para ele já devem ser feitos, que basicamente é investimento na qualificação dos colaboradores. “Através da qualificação, do treinamento, em que vai justamente aprimorar os funcionários, é que se prepara para o futuro. Não há como competir, seja qual for o mercado ou setor, se não tiver pessoas motivadas, portanto, é importante que haja internamente todo um programa de incentivo, de meritocracia.” 
Além disso, apesar dos receios, o executivo afirma que o desafio de inovar tem mais oportunidades do que riscos. Basta que a empresa tenha consciência de suas missões, metas e conhecimento de onde investir. Por esta razão que é importante haver a troca de experiência e ideias, como faz o Encontro com Presidentes da ClienteSA. “A importância para nós, da Desenvolve SP, em participar desse Encontro é, justamente, a possibilidade de não só expressar as nossas preocupações com relação ao ambiente de negócios que o Brasil vem gerando ultimamente, mas também poder coletar e ouvir as impressões dos demais presidentes sobre o que eles pensam em relação a este tema”, adiciona Santos, que estará entre os participantes do evento, que chega à sua 13ª edição. 
Serviço
Encontro com Presidentes
Quando: 27 de novembro
Onde: Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2233 – Cerqueira César, São Paulo – SP)
Horário: das 08h às 15h
Mais informações: http://eventos.clientesa.com.br/137/encontro-com-presidentes-2014/home.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima