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PricewaterhouseCoopers e TCI firmam aliança



Duas empresas do setor brasileiro de BPO (Business Process Outsourcing), mercado ainda em franco crescimento, impulsionado pela busca do Brasil como segunda opção de BPO offshoring depois da Índia, anunciam uma aliança para oferecer soluções de back office. A área de outsourcing da PricewaterhouseCoopers e a TCI uniram expertise, produtos e serviços com o objetivo de oferecer aos clientes uma solução completa de outsourcing.


“Decidimos firmar esta aliança para compartilhar nossas competências na área de BPO e proporcionar mais benefícios aos nossos clientes”, afirma Wilson Marques, sócio da PricewaterhouseCoopers e líder de outsourcing. O presidente da TCI, Roberto Marinho Filho, explica que o foco da aliança é a melhoria de processos e o ganho operacional e tecnológico com a contribuição mútua entre as companhias.


As duas companhias enxergam a aliança como forma de maximizar as competências e crescer num mercado em que, cada vez mais, é necessário agregar inteligência e ganhar escala por meio de parceiros estratégicos de sourcing. “O Brasil tem potencial para se tornar um player global de outsourcing. O segmento de tecnologia da informação (TI), um dos braços deste setor, já está dando seus primeiros passos nesse sentido”, afirma Wilson.


BPO completo – Segundo Marques, a área de outsourcing da PricewaterhouseCoopers agrega à TCI os seguintes pontos importantes da cadeia de BPO: recursos humanos, finanças, tributos e contabilidade. Já a TCI, por sua vez, agrega tecnologia, gestão e processamento de documentos, logística de materiais, gestão de estoque, contact center e inovação de produtos e serviços que serão oferecidos pelas duas empresas. No caso da área consultiva, a contribuição é mútua e visa potencializar os trabalhos tanto da TCI quanto da PricewaterhouseCoopers, já que ambas possuem expertise no setor.


A aliança leva em consideração também a inovação e profissionalização do setor. No Brasil, muitas vezes, o outsourcing, ou terceirização de serviços, é erroneamente associado ao “corte” de pessoal, ou de recursos humanos. Sobre esse fato, Wilson explica que, na verdade, o ideal e esperado de uma empresa que adere ao outsourcing é que a maioria de seus funcionários apenas troque de posição. “Eles passam da cadeia de suporte para a cadeia de valor”, frisa.


Wilson e Roberto contam ainda que, como o setor de outsourcing está em constante desenvolvimento, há grande demanda por profissionais especializados nesta área. Para atender a esta demanda, que futuramente pode prejudicar o crescimento do setor, a aliança entre a PricewaterhouseCoopers e TCI envolve ainda a criação de um Centro de Formação Profissional para capacitar profissionais a trabalhar com outsourcing. “O fato de hoje não existir especialização nesta área representa um gargalo para o crescimento do setor. Porém, futuramente, só trabalhará neste mercado quem for certificado”, informa o sócio da PricewaterhouseCoopers.

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