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Processo organizacional

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A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) lança no dia 29 de março, no Hotel Transamérica, o livro “Benchmarking – Relatório do Comitê Temático”. A publicação apresenta as conclusões do Comitê Temático da Fundação, que estudou com profundidade conceitos e práticas sobre um tema que, apesar de não ser novo, ainda apresenta muitas dúvidas e dificuldades de entendimento.

As conclusões às quais as pessoas, representantes das mais conceituadas organizações brasileiras, chegaram, estão apresentadas de forma objetiva e simples, no qual o grande desafio foi o de consolidar conceitos e estabelecer uma metodologia genérica, constituída de etapas e atividades, que pudesse ser aplicada a qualquer tipo de organização e negócio”, informa a superintendente da FPNQ, Ana Maria Rutta.

Segundo ela, a prática do benchmarking pode ser considerada como um dos mais importantes processos organizacionais, pois fornece, se bem conduzido, para a organização que o está realizando, as razões pelas diferenças entre o desempenho de algum de seus processos, práticas de gestão ou produtos, em relação a outras, inclusive concorrentes, visando com isso a implementação de melhorias.

De forma sintética, o conceito de Benchmarking é o processo ou método de examinar em detalhe algum processo da organização e compará-lo com um similar que esteja sendo executado de maneira mais eficaz, na própria ou em outra organização, visando a implementação de melhorias significativas. “O objetivo final de qualquer estudo de Benchmarking é implementar mudanças que levem à melhorias nos produtos e processos e, portanto, nos resultados da organização”, acrescenta o gerente técnico da FPNQ, Antonio Tadeu Pagliuso.

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