Procon-SP lança ranking on-line estadual

0
4
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, lança nesta terça-feira, 1/10, às 11 horas, o ranking on-line estadual. A partir de agora, registros de atendimentos de mais 26 Procons do Estado de São Paulo conveniados com o órgão estadual ficarão disponíveis em tempo real para a sociedade, resultando numa importante etapa do processo de fortalecimento da Política Estadual de Defesa do Consumidor. 
“Por meio de informações como o número de atendimentos e os principais problemas registrados, mas especialmente pelo índice de solução desses problemas logo no primeiro contato com o Procon, o consumidor paulista passa a contar com um cenário cada vez mais claro para exercer seu direito de escolha no mercado e optar pelos fornecedores que mais o respeitam”, afirmou Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação Procon-SP.
Esses Procons representam uma população de 8.062.417 pessoas, o que corresponde a 19% da população do Estado de São Paulo. Os que estão incluídos no novo ranking são: Araçatuba, Barretos, Barueri, Bauru, Caraguatatuba, Diadema, Embu das Artes, Jacareí, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Poá, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santo André, Santos, São Caetano, São Sebastião, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Taubaté, Vinhedo e Votuporanga.
Atualmente, apenas com os registros de atendimento realizados pela Fundação Procon-SP, o ranking on-line representa um total de aproximadamente 346.000 atendimentos e, com o ingresso dos dados dos 26 Procons municipais, que juntos realizaram aproximadamente 204.000 atendimentos, irá representar um acréscimo de 59% no total de registros, ultrapassando a marca de 550.000 atendimentos.
O evento, que será na Secretaria de Justiça, no Espaço da Cidadania, terá também a participação dos Prefeitos dos 26 municípios e os Coordenadores dos respectivos órgãos municipais de proteção e defesa do consumidor.