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Promoção que vale ouro

Seja no mercado ou numa loja de eletrônicos, a promoção é uma forma tradicional para o comércio aumentar vendas e movimentar estoques. E em tempos de instabilidade econômica, a nova edição de um estudo realizado pela Hello Research mostra que os brasileiros estão muito mais atentos às promoções. A primeira edição do estudo foi feita em 2014 e, na época, 18% 18% dos consumidores se lembravam de alguma promoção no supermercado. Hoje, o patamar alcança 32% dos consumidores. Ou seja, um crescimento de 78%. “Esse dado nos mostra que o consumidor está muito mais atento às oportunidades de economizar, nada mais natural em meio à crise”, diz Davi Bertoncello, CEO da Hello Research.
Bens de consumo
Entre as marcas mais reconhecidas pela população por realizarem promoções estão Omo (11%), Sadia (9%) e Coca-Cola (7%). Outras marcas citadas com destaque foram Nestlé (5%), Qualy (5%), Colgate (4%) e Dove (4%). Todas elas haviam sido lembradas em 2014, mas as três primeiras foram as que conseguiram maior crescimento: Omo havia sido citada por 6% dos consumidores em 2014, a Sadia por 4% e a Coca-Cola por 4%.
Reunindo todas as marcas lembradas pelos consumidores, a pesquisa aponta que o setor de alimentos (29%) e de congelados e resfriados (19%) foram os mais lembrados por aplicarem promoções. Bebidas não Alcóolicas e de Produtos de Limpeza vêm na sequência com 14% de lembrança cada. Depois, Higiene, Saúde e Beleza com 11% e Bebidas Alcóolicas, com 5%.
Mas, na opinião dos entrevistados, qual marca faz as melhores promoções? Neste caso, a Coca-Cola está em primeiro lugar com 18% da preferência, destacando-se entre as classes mais altas e a população mais jovem. Em seguida, com 15% cada, estão Sadia e Omo. A Nestlé ficou com a preferência de 11% dos entrevistados, a Qualy e a Perdigão com 7%, a Seara, a Danone e a Colgate encerram a lista das primeiras colocadas com 6% cada.
Bens duráveis
Da população, 13% comprou recentemente algum produto eletroeletrônico ou eletrodoméstico, o mesmo patamar de 2014. Porém as categorias compradas foram de menor valor. O que significa que o brasileiro está desembolsando menos do que há dois anos. Desses compradores, 57% aproveitaram produtos em promoção este ano. Enquanto em 2014 essa taxa era de 51%. Smartphone (19%), fogão (14%) e refrigerador (10%) foram os itens mais comprados em promoção.
Desses produtos, a marca Samsung ficou pela segunda vez em primeiro lugar como a mais comprada, o que se deve principalmente ao seu papel de destaque no mercado de smartphones. Em 2014, 23% dos consumidores haviam comprado produto Samsung, agora, são 28%. Em seguida aparece a Electrolux, com 13% de menções em 2016 contra 6% em 2014. A Brastemp aparece na terceira colocação, mas perdeu pontos: foi de 14% na última pesquisa para 12%. Consul e LG fecham a lista das cinco primeiras marcas também apresentando quedas. A primeira caiu de 13% para 10% e a última de 16% para 7% das menções.
Entre os pontos de venda, as Casas Bahia seguem liderando como a bandeira onde os entrevistados mais compraram eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, apesar de perderem espaço entre a última e a nova edição da pesquisa (36% em 2014 vs. 27% em 2016). Enquanto isso, cresceram Magazine Luiza (7% em 2014 vs. 13% em 2016) e Ricardo Eletro (6% em 2014 vs. 11% em 2016). As Lojas Americanas aparecem na sequência com 9%, Carrefour com 6% e Extra com 4%.
“O que as empresas devem ter em mente é que uma boa promoção pode levar o consumidor a trocar de marca ou então a comprar produtos melhores do que imaginavam, então ainda há boas oportunidades de até mesmo ganhar mercado durante esse período econômico mais conturbado”, completa o CEO. Em 55% dos casos estudados, a promoção foi decisiva para que o consumidor trocasse a marca que tinha intenção de adquirir por outra que estava em promoção. Para 29%, ela levou a comprar um produto que na verdade não era necessário no momento, ou seja, compras por impulso. E para 15% levou à compra de um produto de um patamar superior de sofisticação ou qualidade do que era imaginado inicialmente.

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