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Propaganda mobile não agrada brasileiros

As propagandas mobile são muito mais criticadas do que elogiadas pelos usuários. Mensagem de voz é o tipo menos bem visto, 88% não aprovam a mensagem recebida, seguido por banners em jogos (74%) e banner em aplicativo (70%). O que pode-se chegar à conclusão de que as empresas ainda estão aprendendo a elaborar suas estratégias de marketing para dispositivos móveis, como revela um estudo encomendado pela Pagtel para a Mobi.life. 
Além de mapear o comportamento do consumidor, a pesquisa “Brasileiros e o M-Commerce” se dedicou também a entender como as pessoas recebem as propagandas via mobile. “Decidimos entender melhor o mobile marketing, pois nota-se um grande crescimento de campanhas para dispositivos móveis e torna-se cada vez mais importante entender como o consumidor vê e assimila essas propagandas que recebe em seus dispositivos móveis”, comenta Felipe Lessa, diretor de marketing e produtos da Pagtel. 
De acordo com a pesquisa, o que mais desagrada nas campanhas mobile é a propaganda não autorizada pelo usuário, sobretudo para SMS. O mais intrigante é que, apesar do SMS ser o meio menos aceito pelos usuários, ele ainda é a forma mais usada pelas empresas para “conversar” com o consumidor, cerca de 88% dos entrevistados já receberam algum tipo de propaganda desse tipo. Outras queixas de quem recebe conteúdo de marketing pelo dispositivo móvel são: conteúdo desinteressante, sensação de invasão, alta frequência de recebimento de mensagens, insegurança em relação a vírus e hackeamento, sobretudo em banners. 
O estudo apontou, ainda, que as propagandas móveis que mais geram engajamento são aquelas que apresentam conteúdo interessante, ou seja, quanto mais a empresa conhece o usuário e domina os meios móveis de comunicação, mais chances ela terá que conquistar esse cliente. “A pesquisa deixa claro a importância de se aliar a estratégia de marketing digital das empresas com Big Data. Quanto mais os anunciantes souberem sobre seus consumidores, maior será o retorno que ele terá da campanha”, explica Lessa. Outros pontos que atraem o usuário são o visual bonito da propaganda e a presença de opção de fechar ou apagar a propaganda. 
Já banner em sites é o tipo de propaganda que mais gera engajamento em dispositivos móveis, com 56% das pessoas já tendo clicado na propaganda, interessado pelo produto ou serviço (55%), entrado no site do anunciante (54%) ou mesmo, buscado informações sobre o produto e serviços (50%). Além disso, apesar da propaganda via bluetooth ser a menos recebida pelos usuários (5% apenas recebem por esse meio), ela ainda é a mais bem aceita por eles (71% dos que receberam conteúdo via bluetooth gostaram da propaganda).
O estudo foi realizado entre os meses de maio e junho e, ao todo, 480 pessoas foram entrevistadas. Entre os respondentes, 60% são mulheres, 38% têm entre 26 e 35 anos e 30% entre 15 e 25 anos, 34% pertencem a classe social B2 e 28% a B1. Além disso, 56% dos entrevistados são do sudeste, 18% do nordeste, 15% da região sul, 8% da região centro-oeste, 3% da região norte.

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