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Prospecto digital



Autor: Wagner Matheus

 

Com o advento das novas tecnologias e a inserção cada vez mais rápida da Web 2.0, muitas dúvidas surgem a respeito dessa nova era da internet. Para o setor corporativo, é uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes, pois os internautas atuais deixaram de ser meros compradores e leitores, e agora aproveitam todo o tipo de abertura que existe para dar opinião, questionar, comunicar e analisar. A Web 2.0 pode ser útil para desenvolver produtos, elaborar propostas comerciais e saber mais sobre os consumidores. Contudo, há uma ressalva: Como as empresas enxergam a Web 2.0?

 

De uns anos para cá, as empresas têm percebido a importância de manter um canal de comunicação para clientes, funcionários, fornecedores e parceiros, com o intuito de manter e aprimorar a imagem da empresa. Hoje, a Web 2.0 traz inúmeras ferramentas que podem favorecer esse canal, que são as chamadas redes sociais, como Orkut, blogs, fotologs, Myspace, chats, fóruns, wikis e muitos outros. Todas essas ferramentas têm a sua importância, no entanto, antes de escolhê-las, é necessário saber quais são os objetivos da sua empresa e quais os resultados esperados.

 

Quando uma empresa propõe criar uma rede social para divulgar lançamentos de produtos, por exemplo, ela tem a consciência de que pessoas do mundo todo poderão tomar conhecimento desse material através desse novo canal. No entanto, se tiverem reclamações a respeito do produto, o usuário poderá registrar nessa mesma rede a sua insatisfação. Significa dizer com isso que a existência de redes sociais no ambiente corporativo, ao mesmo tempo em que abre espaço para a interatividade com os consumidores, quando mal elaborada, pode prejudicar a imagem da empresa.

 

Então você deve se questionar se deve haver uma forma de barrar comentários negativos. Sim, realmente, mas até que ponto seria certo fazer esse tipo de “censura”? Agora, uma empresa que realmente prega a lealdade e transparência com seus clientes precisa ter a preocupação de saber o que o seu público pensa e acha sobre determinado produto e quando houver erros assumi-los publicamente.

 

Já ficou comprovado que uma comunicação incorreta gera impactos significativos para a imagem e, conseqüentemente, para os negócios. Além disso, a interação entre os internautas exerce grande influência e tem poder crescente na decisão da compra. Com base nisso, vale ressaltar que a publicidade veiculada nesse meio da Web 2.0 talvez esteja se tornando algo disseminado entre as empresas, mas que deve ser consolidado cautelosamente. Vale a pena conhecer as ferramentas e usá-las a seu favor.

 

Wagner Matheus é diretor geral da TRD Marketing Solutions.

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