Publicidade on-line



Uma pesquisa de mapeamento da Internet, realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e concluída em janeiro de 2010, mediante 500 entrevistas com gestores de empresas de todos os segmentos, em São Paulo, mostra que quase 30% das companhias declaram fazer algum tipo de divulgação ou propaganda on-line. A pesquisa teve como foco as micro e pequenas empresas. “É interessante perceber que o comércio atacadista utiliza mais publicidade on-line do que os outros setores”, pontua Sandra Turchi, superintendente de Marketing da ACSP.

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A Coca-Cola e o portal MSN firmaram parceria. Com o lançamento da versão final do MSN Messenger 7.0, a Coca-Cola estréia o formato publicitário do comunicador instantâneo. A empresa será a primeira a utilizar a nova área de Pacotes Especiais do MSN Messenger, que traz um conjunto de peças assinadas pela AgênciaClick e disponíveis para download pelos 6,4 milhões de usuários domésticos do software.
O acordo garante à Coca-Cola Brasil um theme-pack, ou pacote de itens personalizáveis, que poderá ser utilizado nas conversas online. Cada theme-pack contém fundos de tela, winks (animações que invadem a tela dos usuários quando acionadas), emoticons (tradicionais ´carinhas´ do MSN Messenger), imagens pessoais e o novo recurso de figura pessoal animada. Também faz parte do acordo cotas de patrocínio do MSN Messeger e MSN Hotmail e a presença de um wink padrão da Coca-Cola que estará presente no comunicador instantâneo para todos que instalarem a versão final 7.0.
Durante três meses, a empresa será o único anunciante a utilizar a novidade. Após isso o MSN disponibilizará o novo produto para o mercado. “A Coca-Cola está apostando na Internet para se aproximar cada vez mais dos jovens, fortalecendo o vínculo da marca com esse público. Queríamos estar na rede de uma forma única, inédita em todo mundo e o MSN nos ofereceu a oportunidade ideal”, diz Cláudia Colaferro, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Segundo Pedro Cabral, presidente da AgênciaClick, trata-se da criação de um novo formato de mídia e relacionamento da marca com o consumidor – integrado no MSN Messenger. “Pensamos a mídia com cuidado, escolhemos um espaço cuja audiência é comparada à da TV e negociamos para que a Coca-Cola saísse na frente em um acordo com o MSN Messenger para usar o novo formato integrado antes de qualquer outro anunciante no Brasil, sendo um dos primeiros no mundo”, completa Cabral.

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A Internet se transformou em uma vitrine eficaz para as pequenas e médias empresas, que buscam na Web alternativas mais em conta que a mídia tradicional para promover seus produtos e serviços. Um dos formatos de divulgação que mais cresce é o de pagamento por clique, oferecido por empresas como o BuscaPé (www.buscape.com.br), site de comparação de preços da América Latina, e os links patrocinados, disponibilizados por empresas como a TeRespondo (www.terespondo.com), especializada em marketing em sites de busca.
A estratégia consiste em identificar e atingir o consumidor que está navegando na Internet justamente em busca de um determinado produto ou serviço. Ao fazer a busca por determinada palavra, o BuscaPé e a TeRespondo exibem entre as primeiras posições os links para os sites que têm ofertas relacionadas e seus anunciantes só pagam caso o consumidor clique e acesse seus sites. Caso a palavra seja patrocinada por um concorrente, para obter uma melhor colocação o anunciante paga mais pelo valor do clique. Nos meses de novembro e dezembro, os investimentos das empresas nos sites de busca e comparação de preços aumenta por conta das vendas de Natal, levando para Internet anunciantes dos mais diversos segmentos, de cestas natalinas a lojas de CDs.
“Como a venda na Web direciona-se a um público segmentado e qualificado, as empresas que optam pela exposição de produtos e serviços na rede conseguem obter resultados mais eficientes em vendas, além de economizarem em ações de promoção e divulgação. A Internet é o único meio que permite a pequenas e médias empresas competir com as grandes companhias nos investimentos em mídia. Neste período de Natal as campanhas crescem consideravelmente”, afirma Romero Rodrigues, presidente do BuscaPé.
Os anunciantes comprovam as vantagens de anunciar na Internet. “Ao investir no BuscaPé percebemos que a marca estava exposta para milhões de consumidores. O interessante é que nossas vendas aumentaram como um todo, no site de e-commerce e em nossas filiais, pois o BuscaPé disponibiliza todos os endereços de nossas lojas com mapa e muitas outras informações que facilitam a compra do consumidor”, diz Henri Robert Mouracade, diretor de novos negócios da Anna Pegova.
Já a TeRespondo, que também disponibiliza o mesmo serviço de patrocínio de palavras-chaves através de parcerias com portais de busca como UOL, BOL, iG, Terra e MSN, lançou recentemente um outro serviço que também é ideal para empresas de porte pequeno e médio: o ComTexto. Com este novo serviço, as empresas podem levar tráfego e consumidores para seus sites a partir de links relacionados aos conteúdos editoriais de portais de notícias.

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