O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Qual dia e hora o cliente gosta de comprar?

Conhecer os hábitos do consumidor é cada vez mais determinante para traçar estratégias de marketing e tomar decisões. Sabendo disso, a E.life criou uma metodologia própria, o CCM, Consumer-Centered Monitoring, que realiza o monitoramento da jornada do consumidor, compreendendo as marcas e hábitos que estão ao seu redor, e que revela dados importantes para quem quer entender e atender seu público. Recentemente, por exemplo, a E.life analisou o perfil de 25 mil consumidores que, nos últimos seis meses, realizaram check-in no Twitter enquanto faziam compras em um dos cinco grandes supermercados do País e revelou o que preferem em vários níveis. Foram analisados os tweets de frequentadores do Carrefour, Extra, Makro, Pão de Açúcar e Walmart.
Em termos de dia e hora, o estudo mostrou que a maioria dos clientes costuma fazer check-in no supermercado à noite, principalmente entre 20h e 21h, com exceção do Walmart e Makro, que tem os ápices, respectivamente, às 13h e 15h. O Walmart chama atenção também pelo número de frequentadores noturnos: da meia-noite às 6h, foi o que mais contabilizou check-ins no Twitter. Foram 4% enquanto no Carrefour, por exemplo, foi apenas 1%. “Esta metodologia permite ainda agregar informações como profissões, programas de TV que assistem e outras marcas que mencionam em relação aos frequentadores das bandeiras de supermercados, agregando ainda mais informações sobre o perfil do consumidor”, afirma Alessandro Lima, CEO da E.life.
Além dos horários, a pesquisa mapeou os dias de maior frequência em que os consumidores interagiram na rede social. A maioria se declarou no local aos sábados, com exceção do Walmart que teve o pico de check-ins às terças-feiras (17%). Já o Pão de Açúcar é o mais estável: com exceção de terça-feira, com 14% de check-ins, e de quinta, com 11%, os demais dias da semana somam 15%.  
A empresa usou a plataforma Buzzmonitor para coletar os últimos 200 tweets de cada um dos 25 mil usuários identificados, num total de um milhão de tweets. Com essa base de dados, e usando o conceito de monitoramento centrado no consumidor (CCM – Consumer Centered Monitoring), foram gerados gráficos e insights referentes a temas importantes para empresas deste segmento, e identificados perfis de consumidores de diferentes varejistas e seus interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima