Qualidade do cadastro de clientes

0
12


A área da Tecnologia da Informação que apresenta maior demanda hoje no Brasil é a de Business Intelligence (BI), especialmente o que envolve o setor de Data Quality, ou seja, tudo o que engloba a criação e operação de ferramentas destinadas a melhorar a qualidade do cadastro de clientes de uma determinada empresa. De acordo com Nuno dos Santos, administrador da Novabase do Brasil, empresa do setor, controlada pela Forward, os setores financeiro e o de telecomunicações são os que mais investem TI.

Segundo o executivo, o grande diferencial nesse mercado não são as ferramentas oferecidas, mas as soluções que permitem ao cliente atingir seus objetivos estratégicos. “Para isso, é preciso oferecer qualidade e resultados. O segredo do sucesso de uma empresa de TI está em atender às necessidades específicas de cada cliente”, explica Nuno.

O mercado brasileiro movimenta cerca de R$ 35,4 bilhões por ano em Tecnologia da Informação (TI). Isso corresponde a cerca de 2% do PIB (R$ 1,769 trilhão em 2004). De acordo com estudo da Cisco Systems, os gastos brasileiros com TI ultrapassam a média latino-americana (1,4% do PIB), mas ainda estão muito abaixo do que o investido nos Estados Unidos (5,1% do PIB), União Européia (3,7%) e Ásia (2,6%). O mesmo estudo, no qual foram ouvidas 1.200 latino-americanas, revela que 52% delas buscam melhorias constantes para satisfazer os clientes. No Brasil a necessidade de atender às necessidades do cliente foi mencionada por 84% das entrevistadas.