O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Queda nos preços



Os preços no comércio paulistano, calculados pelo Índice de Preços no Varejo (IPV) da Fecomercio, tiveram queda de 0,05% em dezembro ante a elevação de 0,11% em novembro. Com este resultado, o indicador acumula variação positiva de 0,46% em 2009, patamar inferior ao registrado em 2008, quando o indicador acumulou alta de 4,75%.

 

“Esse resultado demonstra que o varejo, quando conta com medidas de desoneração fiscal e de estímulo à prática de preços mais acessíveis, imediatamente responde com a transferência desses benefícios para o consumidor, mostrando também a contribuição decisiva do setor para o sucesso das metas de inflação geral”, afirma Júlia Ximenes, economista da Fecomercio.

 

Dos 21 grupos analisados pelo IPV, nove finalizaram dezembro com queda nos preços. O segmento de Supermercados, com o maior peso na formação do índice geral, finalizou 2009 com variação acumulada de 0,15%. Em dezembro, o grupo acusou redução de 0,69%. Segundo Júlia, os preços mais baixos foram favorecidos pelo término da entressafra de alguns produtos, como o leite, os tubérculos e algumas frutas cítricas, que apresentaram variações significativas nos meses anteriores e agora retomam seus patamares normais. Outro item que apresentou queda foi o de Eletroeletrônicos, com -1,52% em dezembro. O segmento atingiu redução de 4,50% no acumulado de 2009, segundo Júlia, por conta da valorização do Real frente ao dólar, que exerce um papel importante nos preços destes artigos.

 

O benefício fiscal do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), no segmento de Móveis e Decorações, surtiu efeito importante nos preços destes artigos, recuando 0,37% contra a elevação de 0,40%, constatada em novembro. A atividade fechou o ano de 2009 com alta acumulada de 2,46%. Outros segmentos que finalizaram dezembro com preços inferiores foram: Veículos (-0,01%) Drogarias e Perfumarias (-0,18%), Eletrodomésticos (-0,20%), CDs (-0,39%), Brinquedos (-0,17%) e Óticas (-0,07%).

 

Preços em alta

O setor de Vestuário, Tecidos e Calçados contribuiu para que o IPV não acusasse queda maior em dezembro, ao finalizar o mês com elevação de 0,47%. O setor atinge incremento de 0,61% no acumulado do ano passado. Outro segmento que sinalizou alta no IPV em dezembro foi Combustíveis e Lubrificantes, com 0,69%. O setor fechou 2009 com alta de 3,87%.

 

Feiras finalizaram o ano de 2009 com a maior variação no acumulado do período: 14,28%. Apesar dessa elevação, o peso deste segmento na composição do IPV é de apenas 2,51%. O setor de Padarias apresentou, em dezembro, alta de 0,38%. No ano, a atividade acumula alta de 9,46%. Outros segmentos que finalizaram dezembro com preços mais elevados foram: Relojoarias (1,91%), Material de Construção (0,47%), Autopeças e Acessórios (1,07%), Material de Escritório e outros (0,86%) e Açougues (0,18%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima