O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Quer empreender? Não esqueça as redes sociais

Autor: Ana Tex
Começar o próprio negócio é um grande desafio para o empreendedor. Mas, ele pode ser ainda maior se não estiver atendo às tendências de mercado e comportamento do seu público alvo.
Quando falamos em tendência, comportamento e evolução, é impossível deixar de lado a força que as redes sociais ganharam nos últimos anos no mundo dos negócios – seja ele qual for. No final das contas, tudo “termina” na sua timeline. Mas, porque esperar pelo fim, quando você pode começar algo usando essas redes que conectam mais de 90 milhões de usuários somente no Brasil?
Alguns dados o farão pensar sobre a importância dessas novas mídias no planejamento do seu negócio. Um estudo feito pela eMarketer, em 2016, revelou que o Brasil é o país que mais usa as redes sociais na América Latina. Para se ter ideia, em 2014, os brasileiros somavam 78,1 milhões de usuários (mês). Em 2015, esse número saltou para 10%, chegando a 86,5 milhões. E apenas na metade de 2016, passou a 93,2 milhões.
Então, você pode me questionar? “Ana, essas pessoas realmente ficam conectadas nas redes sociais?” Eu te respondo da seguinte forma: uma boa parcela desses usuários não somente está conectada, como passa horas em mídias como Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp.
No ranking mundial, o Brasil também é líder no tempo gasto nas redes sociais. A média, segundo o estudo Digital Future Focus Brazil 2015, é 60% maior que o resto do mundo. Isso representa um gasto de 650 horas por mês.
Mas como inserir as redes sociais no planejamento do meu negócio? Comece estudando as principais mídias e quais as suas funcionalidades. Procure entender como cada uma funciona e como elas podem atingir o público alvo.
Com essa transição do social para o comercial, a maioria dessas redes já oferecem ferramentas para divulgar o seu negócio e até mesmo realizar vendas por meio delas. No Facebook, por exemplo, já é possível fazer anúncios, receber ligações de clientes e até mesmo fazer ofertas com links de compras. Os anúncios podem ser feitos de forma especificadas, de acordo com o perfil de pessoa que deseja atingir. No Instagram, você pode ter o mesmo anúncio veiculado. Além das funções e ferramentas, há uma série de estratégias comerciais que você pode adotar na hora de divulgar o seu negócio nas redes sociais.
Ana Tex é empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital, especialista em novas mídias. Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a audiência e o faturamento de empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima