Randon unifica ERPs

0
10



Com nove empresas sob o seu guarda-chuva, o conglomerado Empresas Randon reforça a fase já avançada de internacionalização dos negócios. Em dezembro de 2009, quando completou 60 anos, o grupo, que produz mais de 250 mil produtos e exporta para cerca de 80 países ao redor do mundo, fechou contrato com a SAP para a implementação de dois pacotes de soluções: um ERP customizado para o segmento automotivo e o SAP BusinessObjects.

 

Sem revelar cifras, Daniel Randon, diretor superintendente e de RI da Fras-le – empresa do grupo, explica que o objetivo desse investimento em TI é suportar o crescimento e o projeto de internacionalização das Empresas Randon, que conta com aproximadamente 10 escritórios comercias no exterior e unidades fabris no Brasil, em Caxias do Sul (RS) e Guarulhos (SP), na Argentina, Estados Unidos e China. “A integração dos processos de negócios é fundamental para facilitar a sinergia entre as empresas do grupo, além de ganhar agilidade na sua estratégia de crescimento”, completa.

 

Roberto Nascimento, CIO das Empresas Randon, conta que atualmente a empresa tem seus negócios geridos por nove ERPs diferentes. “A adoção do sistema da SAP também visa garantir a implementação das melhores práticas do ERP, bem como padronizar os processos de negócios entre as empresas do grupo”, afirma.

 

Além das nove empresas do grupo, a integração do sistema de gestão empresarial incluirá as operações do centro de serviços compartilhados, a ser implementado em Caxias do Sul (RS), cidade onde a companhia mantém a sede. “O objetivo é atender a todos os usuários de ERP nas nove empresas, bem como ao centro de serviços. Ao todo, o projeto deve envolver algo em torno de 2.600 usuários”, disse Nascimento.

 

O contrato entre a SAP e a Randon foi fechado em dezembro e as implementações acontecerão em paralelo. O início da implementação está planejado para o primeiro semestre de 2010. “Será um projeto de 18 meses”, disse o CIO. Daniel Randon explica que para a aprovação do investimento do projeto a Randon estabeleceu indicadores de performance e estratégicos que devem apresentar melhora ao término da implantação.