Receita de entusiasmo diário

0
3


Quem não quer vencer na vida? Pois bem, para facilitar esse processo, o professor da FATEC (Faculdade de Tecnologia da CDL-BH) Sebastião Verly dá dez dicas:

01 – Determino com firmeza de que só agirei dentro da ética. Serei tolerante com algumas atitudes e ações das pessoas, agirei com ternura, porém serei firme na defesa dos princípios éticos que suportam a moral e os bons costumes. Seleciono, muito bem, os ambientes onde freqüento, escolho locais limpos, arejados, aromatizados, bem iluminados e com as cores claras e alegres na esperança de que o brilho e a claridade do local e o ânimo das pessoas reflita em minha vida e eu me torne ainda mais brilhante, otimista, entusiasmado, determinado e autoconfiante.

02 – Demonstro na prática que podemos manter nossa imagem e dignidade em qualquer momento da vida e escolho bem a companhia de pessoas entusiásticas para conviver e relacionar, cultivando amigos com excelente nível moral e intelectual.

03 – Leio uma boa parte de um livro de boa literatura para melhorar minha fluência verbal e possibilitar uma postura intelectual respeitável.

04 – Aprimoro minha linguagem e escolho bem o vocabulário que utilizarei durante o dia e seleciono apenas verbos que implicam valores nobres e palavras de alto impacto emocional positivo. Mantenho o bom humor e a alegria, consigo achar graça nas situações agradáveis e sorrio de anedotas inteligentes. Só conto piadas ou faço brincadeiras de alto nível, com palavras decentes e que conservem o respeito e a dignidade. (“Todo crime é vulgar, toda vulgaridade é criminosa” Oscar Wilde)

05 – Leio jornais e vejo noticiários de rádio e TV ou me informo via Internet para me manter em sintonia com o mundo e com o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas. Só me deixo influenciar pelas boas informações e pelas notícias inteligentes que a mim agreguem valores positivos.

06 – Aprendo sempre um pouco mais dos conhecimentos necessários para exercer a cidadania e, diariamente, ponho em prática pelo menos uma melhoria em minha vida: de conduta, de atitudes, de comportamentos e de estratégias.

07 – Mantenho uma postura de cabeça erguida, olhos brilhantes, ares de felicidade, transmitindo a idéia de saúde física, mental, equilíbrio emocional e beleza espiritual, apresentando a imagem de quem confia em si e de quem sabe que vai conseguir o que deseja.

08 – Incentivo às pessoas que me cercam a agir do mesmo modo com certeza de que estão fazendo sua parte e que se todos fizerem uma pequena parcela, o País poderá ser uma grande nação e o mundo será um lugar muito melhor para a gente viver e criar família.

09 – Mantenho a minha firmeza e integridade em todos os momentos e contribuo para que o ambiente em que permaneço, trabalho e vivo seja um espaço saudável e um meio agradável para trocar idéias, conversar, aprender e viver melhor.

10 – “Eu vou agir agora. Vou agir agora. Vou agir agora. Irei repetir essas palavras cada hora, cada dia, todos os dias, até que elas se tornem um hábito, como o meu respirar”, Og Mandino. Releio essas mensagens quantas vezes for preciso e coloco em prática essas determinações e para isso emprego todo o ânimo necessário e bastante esforço até chegar ao entusiasmo verdadeiro e permanente!