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Reclamações que viram processos

O atendimento ao cliente precisa ser melhorado para satisfazer o consumidor que entende as falhas, mas cobra agilidade na solução, é o que afirma Ellen Gonçalves, advogada do escritório Pires & Gonçalves Advogados Associados. Para ela o SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente, é a principal porta de entrada dos processos judiciais, uma vez que dúvidas mal esclarecidas tornam-se reclamações, podendo se tornar um processo com pedido de danos morais. 
Para evitar este tipo de problemas, a advogada sugere que a empresa ofereça um atendimento bem estruturado e eficiente. “Se o cliente for bem atendido neste primeiro contato a chance do consumidor entrar com uma ação contra a empresa já diminui, mesmo que o problema não possa ser resolvido no departamento”, sugere Ellen. 
“É igualmente importante manter uma atuação conjunta das áreas de pós-venda, departamento jurídico e escritórios de advocacia terceirizados”, afirma a advogada. Segundo ela, essa integração deve objetivar oferecer um tratamento diferenciado e entendimento dos dados advindos das reclamações dos consumidores para adoção de medidas corretivas e preventivas evitando novos casos.

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