Rede Varejista aposta em loja virtual

0
1

O Sonda Supermercados, que conta atualmente com 12 lojas em São Paulo, comemora 30 anos em novembro e anuncia expansão em novos canais de atendimento aos clintes para 2005. A rede varejista, que ocupa a 14ª posição no ranking nacional de supermercados e a 5ª no Estado de São Paulo, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), tem como meta para o próximo ano a criação de uma loja virtual e a construção de mais 3 lojas.
Para comemorar, a empresa prepara um evento de comemoração aos 30 anos no próximo dia 30 de novembro, na estação Júlio Prestes, em São Paulo. A festa será organizada pela B\Ferraz Full Promotion, de Bazinho Ferraz.
Para o próximo ano, a rede, que possui 4 mil funcionários, prepara sua entrada no mercado virtual através do projeto Sonda Delivery, ainda em processo de testes. Atenta a representativa evolução do comércio eletrônico, que só no último ano cresceu 23%, o grupo vê no Sonda Delivery mais um importante serviço aos seus clientes. “Este investimento deve adicionar mais R$ 40 milhões ao faturamento anual do Grupo”, afirma Roberto Longo Moreno, diretor financeiro da empresa.
Segundo Moreno, outro projeto a ser implementado no próximo ano é o Sonda Export, um desdobramento do projeto Sonda Delivery que visa atender o consumidor final brasileiro residente nos Estados Unidos. “É uma ação inovadora que envolverá a exportação dos mais variados produtos brasileiros não-disponíveis no mercado americano”, complementa Moreno.

O Grupo anuncia também a construção de mais 3 lojas e estima um faturamento na casa de R$ 700 milhões este ano – 15% maior em relação ao ano anterior.
Crescimento bastante positivo se comparado aos dados do mercado, que teve um faturamento de R$ 87,2 bilhões em 2003, representando uma queda de 4,5% em relação a 2002 em termos reais (números deflacionados pelo IPCA). Trata-se do pior resultado desde 1991, segundo a Abras.
“Para sustentar este crescimento, a empresa deu início a um programa de reestruturação que envolverá a adoção de um novo modelo de gestão, objetivando maior eficiência na operação e no gerenciamento de estoques, implementação de novos recursos ao atual sistema de tecnologia da informação e um melhor aproveitamento dos recursos humanos “, afirma Moreno.
Com 12 lojas supermercadistas em São Paulo – 11 na capital e uma em São Bernardo do Campo, o Sonda Supermercados têm na qualidade dos produtos e na política de preços baixos suas marcas registradas. Com um elevado padrão de atendimento e uma ampla variedade de produtos, a rede atende aos mais variados públicos de acordo com cada bairro em que atua, de regiões mais populares na zona leste a bairros nobres como Alto da Boa Vista. “Esse é um dos grandes diferenciais de competitividade da empresa”, finaliza Moreno.