Redes convergentes integram lojas no Paraná

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Para modernizar a estrutura de comunicação entre as 90 lojas e manter a qualidade no atendimento aos clientes, a rede de móveis MM, do Paraná, instalou soluções de convergência da Dígitro Tecnologia, fabricante de soluções de telecomunicações. Além disso, a empresa acaba de implantar uma central inteligente PABX IP. Desta maneira, a MM garantiu meios eficientes para os 1.300 colaboradores se comunicarem, além de reduzir em 50% os custos com telefonia.

 

O diretor administrativo e de TI da MM, Marcos Camargo, explica que a empresa cresceu 900% nos últimos 12 anos. Saltou de 10 lojas em 1995 para 90 em 2007 e pretende chegar a 150, até 2009. “Precisávamos melhorar a comunicação entre as lojas, facilitar a administração dos equipamentos e ampliar a capacidade de gerência e monitoração dos meios”, acrescenta.

 

Antes da implantação, a MM operava com custos elevados para comunicação entre os sites. A telefonia era via operadora (DDD) e gateways H323 FXS/FXO. Havia dificuldade no tráfego de dados também. A transmissão era feita via ADSL com diferentes velocidades. Outro problema era a falta de padronização. Havia sites com diversas centrais digitais e analógicas obsoletas e de fornecedores diferentes. Além disso, a descentralização dificultava o gerenciamento, pois as informações eram desatualizadas e insuficientes.

 

A Dígitro forneceu todas as tecnologias de convergência de redes para o novo que, agora, conta com vários meios para a comunicação: MSN com Linux; VoIP e intranet. O projeto incluiu ainda a rede corporativa, uma solução integrada para transporte de voz; links melhorados em MPLS, que prioriza voz e provê qualidade, ampliando a banda de Internet por loja, com link fixo de 256 kb, somente para voz.

 

Ainda segundo o diretor, a primeira fase do projeto contemplou a comunicação loja – matriz. O próximo passo é melhorar a comunicação matriz – loja. “Mas nossa intenção é chegar a ponto de cada loja ser um ramal da central IP. Neste sentido, vamos colocar, em breve, um ATA em cada loja”, antecipa.