Regulamentação dos bancos em debate

0
3


O Banco Central publicou no último dia 29 de junho, a Resolução 3.380, que determina a implementação de estrutura de gerenciamento do risco operacional. Pensando na importãncia dessa normativa para o setor financeiro, a Conference ClienteSA promove no dia 28 de setembro, em São Paulo, a conferência “Regulamentação do Setor Financeiro: Resolução 3.380 e Basiléia II – A Implementação de Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional”.

De acordo com a medida, esta nova estrutura deve estar capacitada a identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos associados a cada instituição, bem como o risco operacional decorrente de serviços terceirizados. Para o Banco Central, risco operacional é definido como “a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas , ou de eventos externos”.

Além disso, a Resolução esclarece que a definição de risco operacional inclui o risco legal associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pela instituição, bem como a sanções em razão de descumprimento de dispositivos legais e a indenização por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.

Buscando proporcionar um ambiente favorável à discussão sobre a nova resolução, a conferência terá como objetivo direcionar aos participantes à permitir a possibilidade única de entrar em contato com impacto normativo publicado pelo então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Do ponto de vista estratégico, espera-se que o participante volte à instituição em condições de compartilhar internamente novas perspectivas e novos conceitos sobre os temas discutidos no evento.

Serviço
Data: 28 de setembro
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions – Rua Martins Fontes, 71, Centro – São Paulo/SP
Informações pelos telefones 6972-3634 / 35 / 2340, no e-mail [email protected] ou pelo site www.eventos.clientesa.com.br