Hoje, o consumidor está sempre à procura de uma relação mais humana, mesmo que esteja conectado e vivendo uma realidade cada vez mais virtual. Talvez, justamente, por conta dessa dependência da internet, eles tenham essa necessidade por interações mais próximas. Esse desejo não se restringe apenas às relações pessoais, eles também demonstram preferir empresas que oferecem esse tipo de experiência. Nesse quesito, muitas marcas têm conseguido ser efetivas com o uso do live marketing. Segundo Luís Aniceto Silva Cavicchioli, diretor de estratégia de marca do Banco do Brasil, investir nessa estratégia é se diferenciar no mercado por focar na interatividade, ao contrário da comunicação tradicional, que é mais unilateral. “Com o aumento da oferta de produtos e serviços, da concorrência, volume e fragmentação dos meios de propaganda, é preciso agregar sentimento e interatividade na comunicação com o consumidor”, explica.
As campanhas de live marketing propiciam ainda um engajamento por parte do consumidor, o que também faz com que a empresa conquiste mais atenção, pois, hoje, as pessoas já não se satisfazem em serem simples compradoras, elas desejam ser participantes ativas, protagonistas desse ciclo. Fazendo desse mais um motivo para a importância em oferecer experiências que marquem o momento do cliente, sejam relevantes para sua vida e que crie uma identificação com a marca. “A importância do live marketing está relacionada, sobretudo, à percepção da marca e à criação de laços emocionais e conexões com o consumidor”, complementa.
O resultado dessas ações, de acordo com Cavicchioli, é a aproximação da empresa com o público, um maior interesse dele no que o negócio vem fazendo e, inclusive, a criação de relacionamentos mais fortes e duradouros. “É uma oportunidade de reforçarmos a relevância da empresa na vida do consumidor. Combinadas com as mídias tradicionais, essas ações aumentam o recall da marca e sua percepção positiva”, diz. Em um mercado na qual se oferece produtos e serviços comoditizados, como o financeiro, ele acrescenta que o live marketing auxilia para gerar diferenciação ante concorrentes e possibilitando que a empresa mostre o atendimento que deseja dar ao consumidor nos negócios.
Com o objetivo de criar laços com seus clientes, Cavicchioli conta que o Banco do Brasil já utiliza há alguns anos ações de interação com o público presente nos eventos patrocinados. “Essas iniciativas possibilitam a implementação de ações alinhadas às estratégias de negócio da empresa, sobretudo, para estreitar o relacionamento com clientes e seus grupos familiares e reforçam o posicionamento de marca e a percepção dos diferenciais da proposta de valor do Banco”, detalha. Assim, o banco já realizou jantar de relacionamento com clientes e atletas das seleções de vôlei e handebol, assim como também fez entre clientes e pilotos e membros das equipes de Fórmula 1, no GP de Silverstone, este ano, na Inglaterra. Ou uma corrida de kart com o piloto Felipe Nasr. “Além do Circuito Banco do Brasil, que é um festival itinerante que une música, concurso de novas bandas e campeonato de skate. Durante os eventos foram realizadas ações de meet & greet, onde clientes do Banco tiveram a oportunidade de se encontrar com músicos nacionais e estrangeiros.”