“Sempre acreditamos muito no relacionamento da marca com as pessoas, isso está no DNA da Tam.” A frase do gerente de marketing, Renato Ramos, pode explicar o fato da companhia ter dois cases entre os finalistas do 18º Prêmio Abemd, que terá a festa de entrega dos troféus no dia 08 de maio, em São Paulo. “O prêmio é o reconhecimento máximo em âmbito nacional dos nossos esforços em marketing de relacionamento. Não só dos resultados alcançados por ações específicas, mas de toda a nossa postura dedicada ao diálogo, à paixão por servir pessoas”, afirma Ramos.
A Tam concorre nas especialidades Campanha/Programa e Digital. Ambos os cases foram desenvolvidos em conjunto com a E|ou, agência especializada com quem a companhia trabalha desde 2009, para o Tam Kids, segmentação do programa Tam Fidelidade voltada para crianças de 0 a 12 anos. Ramos conta que nos dois casos, as ações superaram as expectativas. “Além dos resultados objetivos, é preciso reforçar o ganho que ações como essas trazem em engajamento do público com a marca”, pondera.
O case “Caricatura da Molecada”, finalista em Campanha/Programa, tinha como desafio chamar as criação para a nova plataforma do site, TAM Kids 2.0, gerando fluxo e interação e trazendo novos cadastros. “Desenvolvemos uma ação na qual a criança já ganharia algo apenas por tomar parte do concurso. Ao participar, a criança enviava uma frase e, no próximo passo, encaminhava uma foto para que fosse feita uma caricatura dela”, conta Ramos. Além disso, a ação teve um cunho social: caso a página do concurso atingisse um número mínimo de 1.000 cliques, crianças de várias instituições seriam levadas ao CineTam para uma sessão especial com pipoca e refrigerante. Foi firmada uma parceria com o Beach Park, que seria o destino do vencedor do concurso.
Já no case “Rio, o filme”, que concorrer na especialidade Digital, o objetivo era aumentar a interação no site Tam Kids, gerando o dobro da média mensal de cadastros. “Desenvolvemos um concurso cultural em parceria com a FOX para o lançamento do filme. Criamos uma mecânica na qual a criança deveria responder a uma pergunta para concorrer a um Kit exclusivo”, conta Ramos. Para envolver os participantes e gerar maior interação, utilizando o mote do filme, que tem uma ave que não voa, a companhia criou um jogo com o tema “Voa ou não voa?” no qual a criança responderia quais das aves mostradas voavam ou não. As 40 frases mais criativas seriam premiadas com um kit. O concurso gerou 225% mais cadastros que a média mensal. “Mas além dos resultados objetivos, é preciso reforçar o ganho que ações como essas trazem em engajamento do público com a marca”, finaliza o gerente.