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Relacionamento sustentável

O perfil do consumidor tem mudado a cada dia. Principalmente pela melhora da economia alguns anos e ascensão de pessoas que não buscavam novas maneiras de consumir, até mesmo por falta de conhecimento. Hoje, além de comprar o produto, a experiência, o atendimento e o pós-venda, valem muito na hora de conquistar o cliente e, também, na sua experiência com o produto. Outro ponto é o consumo consciente, onde não apenas a parte econômica, mas a cadeia de valor e a posição que a empresa emprega com seus colaboradores é de suma importância. Como aponta a especialista em sustentabilidade Fabiana Crivano, professora do ISAE/FGV: “o consumidor valoriza as questões como a biodiversidade da marca. O fortalecimento de redes de consumo local, de empresas do seu entorno, também, são tendências do novo consumidor.”
 
A empresa ser sustentável em suas ações é ponto fundamental na briga pela concorrência. Não há mais espaço para as organizações que não se importam com o meio ambiente e as questões climáticas. O consumidor vê isso como um diferencial, e em muitos casos como uma obrigação a empresa ter valores sustentáveis. “Com certeza, é um grande diferencial, o consumidor quer consumir algo ‘responsável’, que seja bom para todos”, coloca Fabiana. Resultado disso é o surgimento de empresas que já expõem seus métodos de produção nas embalagens, sendo cada vez mais claras ao público.
 
Na hora de consumir, o cliente também tem buscado mais por informações sobre determinado produto e qual sua procedência, momento em que entra a cadeia de valor. Diversas marcas têm chegado ao Brasil, trazendo uma “pegada” diferente, com materiais recicláveis, que utilizam menos água e que não poluem tanto em sua fabricação. “É importante o consumidor ter consciência disso. Uma empresa que cuida do meio ambiente na hora de fabricar, com certeza entregará algo de valor e qualidade”, detalha a professora.
 
Sem contar que o público também acompanha mais as novas tendências e faz uso de ferramentas virtuais, como sites de pesquisa, informações de outros consumidores e plataformas, para buscar o melhor na hora da compra. Por exemplo, procuram com produtores locais, visando junto com a maior qualidade, uma economia na compra e ajudando o comércio de produtores menores.

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