Repom implementa ferramenta de CRM

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A Repom, empresa brasileira que desenvolve soluções para gestão da contratação de fretes e vale-pedágio, investiu R$ 300 mil na implantação de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). De caráter estratégico, a decisão vai ao encontro da filosofia da companhia – ter como negócio-chave o atendimento ao cliente -, integrando os departamentos e possibilitando a todos uma visão global ao executarem as tarefas.

Segundo Rubens Naves, diretor de TI da Repom, a opção pela solução da Microsoft levou em conta o fato da ferramenta ser a única a suprir as necessidades da empresa. “A implantação do CRM coincide com um momento de expansão, tanto do quadro de funcionários quanto das operações. Com essa ferramenta, buscamos não só organizar e criar parâmetros para os processos, mas também acumular e difundir o conhecimento dentro da organização, proporcionando um desenvolvimento sustentável”, salienta Rubens.

Egon César Coradini, diretor comercial da Tridea Consulting, consultoria responsável pelo processo de implantação da solução, destaca que a flexibilidade, a possibilidade de customização com novos atributos e a autonomia foram os principais fatores que influenciaram na decisão. “O Microsoft CRM possibilitou à Repom um gerenciamento mais completo do relacionamento com clientes, em especial no pós-venda, integrando tudo ao backoffice da empresa”.

O primeiro passo da implementação foi o treinamento e a capacitação do departamento de TI. Logo após, teve início a implantação na área comercial, que passou a adotar o CRM para realizar o cadastro de novos clientes. “Os clientes potenciais também são cadastrados, só que com a identificação de oportunidades. Dessa forma, é possível acompanhar o andamento das negociações, as visitas feitas e as despesas referentes a visitas e a qualquer proposta comercial emitida. Essas informações são utilizadas para calcular a probabilidade do fechamento do negócio”, detalha Rubens Naves.

Hoje, todos os departamentos têm seus processos integrados. O próximo passo é a integração com o sistema de contratação de fretes e vale-pedágios da empresa. “Com isso, quando um cliente entrar em contato com a Central de Relacionamento Repom e solicitar o status de uma viagem, nosso funcionário terá condições de fazer a verificação e, automaticamente, será disparada uma ocorrência no CRM indicando o problema, quando e como foi solucionado. Além disso, permitirá uma qualidade melhor de informação gerada pelo BI”, finaliza o diretor de TI da Repom.