Rexam adota SAP nas unidades da América do Sul

0
1


Com o objetivo de padronizar mundialmente a solução de gestão empresarial utilizada pela companhia, a Rexam decidiu realizar o roll out da solução SAP nas oito plantas – sua sede e sete fábricas – localizadas na América do Sul. A implementação está a cargo do Grupo Procwork, que iniciará as atividades no Brasil e, em seguida, na Argentina e Chile, um projeto de cerca de dois anos de duração e que deve consumir um investimento da ordem de US$ 7 milhões e mais de 36 mil horas de consultoria.

O SAP se tornou a ferramenta de gestão da Rexam no mundo e está consolidada há cerca de três anos na Europa e nos Estados Unidos. A estratégia da companhia no Brasil é aderir ao padrão mundial, o que aumenta a transparência em todos os setores, gera mais controle interno, além de ganhos no compartilhamento dos recursos, servidores, storages e pessoas.

O template desenvolvido na Europa, que é utilizado em 13 países, será adaptado para atender a América do Sul. Segundo Marcelo Ramires, gerente TI da Rexam na América do Sul, a implementação da solução SAP primeiramente no Brasil, onde estão localizadas seis das oito plantas da companhia na América do Sul, tem como foco compartilhar os processos mais adequados do uso da tecnologia no momento em que for feito o roll out para a Argentina e para o Chile. “No Brasil, a Rexam utiliza o ERP há cerca de dez anos, por meio da tecnologia BPCS, o que facilita a transição do sistema no que diz respeito aos usuários”, diz Ramires. O executivo comenta que a implementação do SAP foi batizada de Evolution e a empresa criou um hotsite e workshops para promover a integração dos funcionários ao redor do projeto.

“Além da evolução tecnológica, esse projeto permitirá que a nossa região passe a utilizar as melhores práticas da Rexam mundial, assim como implementar processos globais da companhia. Outro benefício será o aumento da nossa participação na estrutura de Shared Service que a organização pratica”, comenta Ramires.