Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Ri Happy amplia atuação com modelo de ecossistemas de negócios

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Carolina Braune, head de Marketing do Grupo Ri Happy

Com projeto, marca fortalece atuação omnichannel e passa a oferecer portfólio completo de produtos e serviços para crianças de diferentes idades

A Ri Happy registrou aumento nos índices de frequência e engajamento de clientes após adotar soluções de um ecossistema digital, com foco em comercializar diversos produtos e conectar soluções de serviços do segmento infantil. A empresa escolheu a Vertem para implantar esse projeto em 2020 com o objetivo de criar uma estratégia omnicanal que replicasse toda a força da marca do ambiente físico no digital, tornando-se um hub de vendas, experiências e benefícios para a categoria.

Para Robledo Castro, diretor de Transformação Digital do Grupo Ri Happy, “o desafio é estarmos presentes nas várias jornadas do consumidor de acordo com cada momento, que pode ir de uma simples lembrancinha a um presentão do coração, em cima da hora ou para uma data programada. O cliente vai definir o canal mais conveniente para ele em cada momento. Pode comprar o brinquedo online e pegar o presente na loja (pick-up) quando a comemoração é uma data próxima ou receber em casa quando tem um pouco mais de tempo. Temos que oferecer opções para que o cliente possa sempre ser atendido conforme seu momento na jornada de compra”.

Atualmente, a marca originalmente conhecida por vender brinquedos, comercializa também produtos de cama, mesa e banho, itens esportivos, livros e artigos de papelaria, moda, produtos tecnológicos, além de móveis e acessórios. Ao todo, o ecossistema da Ri Happy já reúne centenas de sellers e pretende crescer exponencialmente nos próximos anos. Para esse projeto, a Vertem criou também um programa de fidelidade, Happy Mais, que disponibiliza ofertas, condições exclusivas, cashback e outros benefícios para os clientes que fazem parte do clube. A intenção é atingir um milhão de participantes cadastrados nos próximos meses. Para se ter uma ideia, em um período de três meses, mais de 150 mil clientes cadastrados já usufruíram do desconto de aniversário da empresa.

“A Ri Happy quer estar presente em diversos momentos da vida das crianças, oferecendo muito mais do que somente brinquedos. O foco do negócio é o brincar, valorizando as brincadeiras como atividades fundamentais para o desenvolvimento infantil mais pleno, criando e oferecendo momentos mágicos. Nos pontos de contato com os nossos clientes queremos oferecer experiências lúdicas e de entretenimento. Por meio desse relacionamento leve e divertido, nossos colaboradores e plataformas digitais atuam como consultores de brinquedos, indicando as melhores opções e alternativas para os clientes, mas também apresentando oportunidades de economia, vantagens e benefícios de forma amigável e orgânica. Vamos agregar serviços que irão ampliar o relacionamento do cliente com a marca, criando uma conexão ainda mais forte com a Ri Happy”, conta Carolina Braune, head de Marketing do Grupo Ri Happy.

Entre as soluções que a Vertem implantou para ampliar atuação da Ri Happy no canal digital está o Motor Promocional, que possibilita ao varejista fazer promoções omnichannel, vinculadas aos SKUs (itens de venda), mix de produtos, ticket médio e até à frequência de compra do consumidor. O Motor Promocional permite gerar ofertas hiper customizadas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas. Além disso, oferece outras funcionalidades, como mecânicas por vigências, compra premiada, ações de sorteio e a possibilidade de conectar os clientes Ri Happy com bases externas.

“Na implantação de um ecossistema digital, um dos principais desafios é montar a estrutura organizacional e os processos para conseguir entregar o que o cliente almeja na velocidade esperada. Muitas vezes, também é preciso transformar a cultura da empresa, eminentemente focada em agir como líder apenas de sua categoria, para que atue como uma plataforma de vendas digitais de diferentes tipos de mercadorias e serviços, tornando-se líder de um mercado muito mais amplo. Por meio dessa mudança, todas as necessidades do consumidor passam a fazer parte de seus objetivos. A Ri Happy vem passando por isso neste último ano com sucesso, mostrando que a construção de ecossistemas é uma estratégia de negócios que traz inúmeras oportunidades, acarretando na possibilidade de ótimos resultados”, diz Rodrigo Augusto Vieira, diretor de Ecossistemas da Vertem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima