SAB Company investe em plataforma Citrix

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A Sab Company, empresa de comércio internacional, anuncia a implementação da plataforma de acesso Citrix, desenvolvida pela Citrix Systems, empresa de soluções de infra-estrutura de acesso. Concluída em maio de 2006, a implementação possibilita a substituição das estações de trabalho por thin clients e a criação de programas de mobilidade para trabalho em casa ou no cliente. A Sab Company investiu na aquisição de 70 licenças do Citrix Presentation Server 4 e em servidores, assim como prestação de serviços de planejamento e instalação da Empower, consultoria de soluções Citrix.

Adriano Aquino, diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Sab Company, explica que o objetivo inicial do projeto foi eliminar a necessidade de renovação do parque de máquinas, que era feita a cada três anos. “Em 2003, a aquisição de novas estações de trabalho foi subsidiada parcialmente pelos recursos da venda dos equipamentos usados para os funcionários. Com a solução Citrix, colocamos um breque neste paradigma”, destaca o executivo. A adoção abrange as nove unidades da empresa, entre elas os escritórios na capital paulistana, dois armazéns em Barueri (SP) e Serra (ES), assim como escritórios em Cariacica (ES) e Itajaí (SC).

Cerca de 100 thin clients das fabricantes Wyse e Init estão distribuídos por essas unidades, sendo que 70 delas contam com acesso via virtualização Citrix a aplicativos como o ERP da empresa, Microsoft Office, Internet Explorer e o sistema de impressão de notas fiscais. “Tanto nos escritórios remotos como na matriz, a solução Citrix proporciona uma experiência mais fluente de acesso aos aplicativos, com uma resposta mais rápida para o usuário por meio das conexões MPLS de 512 kbps atuais”, afirma Aquino. “Além disso, a vida útil de um terminal thin client chega a 10 anos, minimizando o trabalho operacional e gasto na substituição das máquinas e no gerenciamento”, completa.

Independentemente de onde estejam, os funcionários têm acesso seguro às mesmas informações e aplicativos disponíveis na empresa, o que motiva programas-piloto de trabalho remoto, quer seja no cliente ou em casa. Segundo Aquino, a nova solução agiliza ainda mais o atendimento das demandas dos clientes Sab Company, mesmo quando o colaborador estiver fora do escritório. “Com Citrix, as ferramentas de trabalho estão ainda mais acessíveis, sempre que necessário, por uma conexão web”, acrescenta.

Com um parque de três servidores IBM com plataforma Microsoft Windows ServerT 2003 rodando o Presentation Server 4 e os aplicativos disponibilizados, a Sab Company também diminuiu o tempo de distribuição e atualização de softwares. Além disso, a adoção da solução trouxe um impacto positivo ao suporte. “A equipe de TI dá suporte de software de qualquer lugar e a substituição de um equipamento defeituoso é feita em minutos, em comparação a duas horas antes necessárias para realizar várias configurações locais”, ressalta o executivo.