Sabesp amplia uso de data warehouse

0
1


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiu expandir o uso do Teradata Enterprise Data Warehouse, solução da Teradata, uma divisão da NCR Corporation. A companhia implementou a solução pela primeira vez em 2005. A expansão atual foi concluída em dezembro do ano passado para permitir o uso de novas aplicações e o acesso de 500 usuários concorrentes, de diversas divisões, incluindo: serviços comerciais, recursos humanos, armazém de suprimento de peças, e operações.

Utilizando as tecnologias, a Sabesp implementou nas unidades de negócios uma nova cultura “self-regulating” (auto-reguladora), chamada Avaliação de Controles e Resultados (ACR – “Evaluation of Regulating Processes and Results”). O Business Intelligence do Teradata Warehouse permitiu que a alta gerência da companhia reconhecesse oportunidades para melhorar a lucratividade e as margens operacionais. Eles podem analisar melhor os resultados das unidades de negócios, o desempenho individual dos gerentes e tomar as medidas necessárias.

“Graças à ACR, com suporte do Teradata Warehouse, pudemos fazer muitas melhorias, como por exemplo, a capacidade de analisar o consumo de água com base em informações comparativas nos permitiu prever um aumento na receita da ordem de R$2 milhões por ano,” disse Fernando Antonio Menezes, CIO da Sabesp.

Por meio da avaliação de dados que abrangem toda a empresa em um warehouse centralizado e integrado, a companhia desenvolveu, ainda, aplicações que geram gráficos e relatórios sofisticados, que dão suporte aos processos de tomada de decisão em todos os níveis operacionais. Esta capacidade fornece uma visão global do negócio e um modelo administrativo integrado, focado nos resultados. “Com o Teradata, é possível executar queries (pesquisas de dados) estratégicos e operacionais simultaneamente e o BI resultante suporta a tomada de decisão em tempo real,” diz Katia Vaskys, diretora de vendas da Teradata no Brasil.